33.7 C
Três Lagoas
sexta-feira, 20 de setembro, 2024

Votação da PEC 37 é adiada e Promotor diz que cenário não é favorável ao MP

Por: Nayara Cruz

No mês de Abril uma grande movimentação entre os municípios de todo o Estado de Mato Grosso do Sul aconteceu a manifestação de repúdio contra a PEC 37 (Proposta de Emenda Constitucional) conhecida também como a PEC da Impunidade. Essa proposta pede a exclusividade da investigação por parte da Policia Federal e Civil, impedindo que o Ministério Público, Receita Federal, Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf), Banco Central e outros órgãos participem das investigações criminais.

Outra PEC que também está em discussão e prestes a ser votada é a 33, a PEC que possibilita ao Congresso Nacional rever as decisões do Supremo Tribunal Federal, impõe limites ao Poder do Supremo Tribunal Federal. Na prática, o STF deixaria de ter a última palavra sobre mudanças na Constituição.

Em entrevista à Rádio Caçula, o Promotor de Justiça do Ministério Público, José Luis Rodrigues, explicou alguns pontos e ações que estão tramitando sobre a votação dessas duas PEC.

Rodrigues explicou que mesmo com toda a movimentação pública, apoio da imprensa e pessoas públicas, o atual cenário, ainda não favorece ao MP. “Nós ainda não temos a sinalização de que a PEC 37 será derrubada, se a votação fosse hoje, pelo nosso sentir ela passaria”, destaca.

O Promotor contou também que uma proposta de acordo foi encaminhada ao Ministério Público, o acordo propunha que apenas algumas ações fossem investigadas pelo MP. “Nós não aceitamos o acordo, sob o argumento de que ainda que nós tenhamos uma perda na votação, nós ainda temos como recorrer ao órgão supremo da justiça, o STF (Supremo Tribunal Federal) tendo em conta que essa reforma institucional fere o estado democrático de direito e as próprias normas sistemáticas da Constituição Federal.

Essas duas PECs estavam previstas para entrarem em votação no próximo dia 26, quarta-feira, e uma paralisação nacional estava sendo estudada como forma de protesto na tentativa de se ganhar forças. Contudo no início da tarde desta quinta-feira (20), o presidente da Câmara, Deputado Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), afirmou que a votação da PEC 37 foi adiada e que o grupo de trabalho deverá reunir-se na terça-feira (25) para definir o texto e uma nova data.

Promotor de Justiça do Ministério Público, José Luis Rodrigues

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Corpo de Bombeiros alerta sobre golpes envolvendo certificados de vistoria em MS

Instituição reforça que não envia e-mails com boletos ou informações sobre visitas; cidadãos devem estar atentos a possíveis fraudes.

MS registra 15.839 casos confirmados de dengue em boletim

Mato Grosso do Sul já registrou 19.060 casos prováveis de Dengue, sendo 15.839 casos confirmados em 2024, de acordo com dados do boletim da...

Integração de diretores de penitenciárias é feita em MS

Com foco no trabalho integrado, a Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário) está dando mais passo em direção à melhoria do sistema...