Uma operação conjunta entre a Vigilância Sanitária da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e o 2º Batalhão da Polícia Militar (2º BPM) em Três Lagoas desarticulou um grupo de infratores de São Paulo que atuava ilegalmente em diversos municípios brasileiros.
A ação, realizada no domingo (1º), sob a liderança dos fiscais Mayara Conrad Guedes, Acácia Gimenez Barreto e Fabiano Augusto Mallman, apurou que o grupo oferecia exames de acuidade visual e vendia lentes ópticas sem autorização e em locais inadequados. Além disso, praticava a venda casada, proibida pelo Decreto nº 24.492/34 e pelo Código de Defesa do Consumidor.
Segundo Matheus Moreira Pirolo, Gerente de Apoio aos Municípios da Secretaria Estadual de Saúde, a operação demonstra o compromisso das autoridades em proteger a saúde da população. “Mato Grosso do Sul não é terra sem lei. Temos instituições fortes agindo para proteger a saúde, especialmente da população mais vulnerável.”
Os infratores foram autuados e tiveram materiais apreendidos. Foram recolhidos 500 armações e equipamentos oftalmológicos sem registro na ANVISA. O estabelecimento que alugou o espaço também foi autuado e pode ter o alvará cassado.