29.2 C
Três Lagoas
sexta-feira, 1 de novembro, 2024

Vereadores vão às ruas orientar motoristas sobre o risco de beber e dirigir

Política – 08/04/2013 – 19:04

Em uma ação inédita, os vereadores da Câmara Municipal de Campo Grande foram as ruas na noite deste sábado (6) para conscientizarem os motoristas sobre os perigos de ingerir bebida alcoólica e dirigir.

A segunda edição do Projeto “Câmara Ativa – Todos juntos por você” foi realizada nos cruzamentos da Avenida Afonso Pena, da Rua Rio Grande do Sul e da Rua Bahia, com o tema: “Vereadores em ação contra um crime em dose dupla: beber e dirigir”.

Os parlamentares e assessores abordaram os motoristas alertando e conscientizando-os acerca dos riscos da combinação entre direção e bebida alcoólica.

Para o agente de trânsito da Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito), Renato Brito Alves a ação dos vereadores contribui muito para que a população se conscientize. “Conscientização nunca é demais, ainda mais se tratando de álcool e direção, que é o fato que mais mata pessoas no trânsito”, revelou.

O 1º Sargento Edivaldo Barbosa da Silva, da Ciptran (Companhia Independente de Policiamento de Trânsito) destacou que “se a população ver que os vereadores, que são seus representantes, estão encabeçando uma ação como essa, eles vão começar a agir concretamente, pois nada melhor como o exemplo. Cerca de 90% dos acidentes com vítimas fatais são causados por motoristas alcoolizados. E toda iniciativa parar evitar isso é muito boa, ainda mais em uma avenida movimentada como a Afonso Pena, que é um ponto crítico hoje por causa do número de bares no local”, afirmou.

A Professora Inês Esteves, da Divisão de Educação para o Trânsito, do Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito) avaliou que “toda campanha para combater a violência no trânsito é muito importante, mas é preciso que seja permanente e atinja o maior número de pessoas possíveis, para que a informação possa ser multiplicada”.

O presidente da Casa de Leis, vereador Mario Cesar enalteceu a iniciativa e disse que o objetivo é justamente levar os vereadores para as ruas, em contato direto com a população, para contribuir efetivamente com a prevenção da violência no trânsito causada por motoristas alcoolizados. “Estamos fazendo a nossa parte dentro e fora da Câmara, conscientizando e educando os motoristas sobre os perigos de beber e dirigir. Esta é a primeira de muitas ações que faremos, com o objetivo de melhorar o trânsito de nossa cidade”, disse o chefe do Legislativo.

A vereadora Carla Stephanini afirmou que esta é mais uma iniciativa acertada da Mesa Diretora, levando os vereadores para junto da população. “Este é um momento de responsabilidade social e que deve comprometer toda a sociedade, principalmente os vereadores, que além de cumprirem as suas atribuições parlamentares também devem contribuir saindo de dentro da Câmara Municipal para ajudar a população a combater este mal”, disse a parlamentar.

Para o vereador Carlão, a campanha recebeu nota dez, “é muito bom para a população ver que estamos trabalhando além do Plenário, estamos saindo da Câmara para conscientizar a população de que álcool e direção não combinam e assim, quem sabe, possamos evitar tragédias com vítimas fatais como as já registradas, aqui mesmo neste local”, ressaltou o vereador.

Após abordar diversos motoristas, o vereador Ayrton de Araújo enfatizou que “a Câmara está inovando, renovando suas atividades. Essa é uma experiência muito boa, os vereadores têm mesmo que ajudar a conscientizar os motoristas e nada melhor do que ir as ruas e ter esse contato direto com os cidadãos. Estamos fazendo algo certo e no lugar certo”.

Conforme o vereador Coringa, “essa é uma ação que já deveria estar sendo feita pelos vereadores há muitos anos. Muitos motoristas ficam assustados ao serem abordados na rua pelos vereadores num sábado à noite e essa iniciativa só mostra que os vereadores estão preocupados com a população e colaborando para a conscientização dos motoristas”, reforçou Coringa.

De acordo com o vereador Flávio César “este é um trabalho extremamento importante, pois estamos de forma efetiva em contato com os motoristas. Esse tipo de abordagem é muito relevante, principalmente em vista de tantos acidentes que estão acontecendo em nossa Capital e assim estamos contribuindo para que essas situações diminuam cada vez mais. Faz toda a diferença ver o vereador na rua, trabalhando para ter uma cidade mais segura e saudável”, salientou.

O vereador Engenheiro Edson Shimabukuro disse que “os vereadores devem participar de todos os temas importantes para a sociedade, como a questão da violência no trânsito, que só pode ser resolvida com educação e disciplina, este é um trabalho a longo prazo, por isso deve ser contínua e permanente”, avaliou.

Para o vereador Alceu Bueno esta é uma iniciativa louvável da Câmara de Vereadores. “Com certeza esta campanha vai trazer resultados na redução de acidentes causados pela ingestão de bebida alcoólica”.

O vereador Chocolate também marcou presença na “Blitz do Volante”, como foi chamada a campanha, e destacou a importância da iniciativa. “Esta ação é sensacional, precisamos fazê-la mais vezes, para alertar cada vez mais motoristas. Fico feliz, como vereador, de contribuir para o trânsito de Campo Grande”, afirmou.

Fonte: Assessoria de Imprensa / Divulgação

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Novembro: um mês de música e feriados

Novembro chegou, e com ele, uma combinação de feriados e trilha sonora. Além das comemorações, o mês nos convida a explorar um universo musical...

Ações do DOF tiram de circulação mais de R$ 1 milhão em materiais ilegais em Dourados e Laguna Carapã

Três apreensões de materiais de contrabando e descaminho realizadas pelo DOF (Departamento de Operações de Fronteira), nesta quarta-feira (30), na região de Dourados e...

“Esse cabeção aqui deitado”: Servidora gera polêmica após gravar vídeo debochando de criança autista

Funcionária de CEI descreveu aluno autista de forma inadequada e desencadeou a reação da mãe e do prefeito Angelo Guerreiro, que prometeu providências imediatas.