28.5 C
Três Lagoas
sábado, 19 de outubro, 2024

Vereadores aprovam gratificações a servidores da educação

Política – 15/02/2012 – 15:02

A Câmara Municipal de Três Lagoas aprovou, ontem (14), a concessão de gratificações aos servidores da educação. O projeto de autoria do Executivo, fruto de acordo com o sindicato da categoria, concederá gratificação de 47,5% sobre vencimento mensal aos docentes que atuam em educação no campo, de forma valorizar o trabalho e os esforços para transporte e acesso às escolas rurais.

De acordo com o projeto, especialistas em educação também passam a contar com gratificação de 36,25% no efetivo exercício do cargo vinculado à sua formação. Já o professo efetivo, estável ou convocado, em efetivo exercício em sala de aula, nas unidades escolares, terá concessão de 25% de regência de classe, calculados sobre o seu vencimento mensal. O projeto foi aprovado em caráter de urgência.

Outro projeto de lei aprovado em regime de urgência especial altera dispositivo da lei 1.099, de agosto de 1992, promovendo a correção na descrição do roteiro da avenida Irmã Rosita de Oliveira Lima. Atualmente, os proprietários de imóveis localizados na via sofrem problemas administrativos devido à descrição errada, quando definido o traçado da avenida.

Regulamentação de imóveis – Também começaram a tramitar outros dois projetos de lei que seguiram para análise das comissões. Um deles, do Executivo, institui programa de incentivo à regularização de imóveis que estão em desacordo com o Código de Obras, o Código de Posturas e o Plano Diretor de Três Lagoas. São alterações e melhorias no programa, a partir de propostas da Comissão de Regularização de Edificações. O programa de regularização de 20 mil imóveis foi lançado pela prefeita Márcia Moura e aprovado pela Câmara, em novembro do ano passado.

Entre as alterações constam as seguintes: ampliação de cinco para dez meses no prazo de parcelamento, isento de juros, das taxas de emolumentos e tributos municipais incidentes, de acordo com o projeto de lei apresentado; isenção do Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN) para imóveis de até 90 m² pertencentes a aposentados e pensionistas, e de 80 m² para contribuintes com renda familiar de até dois salários mínimos, em conformidade com as regras vigentes para isenções do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU); adoção de critérios de documentação e estágio mínimo de edificações, para habilitação ao programa de regularização.

O projeto de lei ainda inclui o Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU/MS) na Comissão de Regularização.

O quarto projeto de lei, de autoria da vereadora Vera Helena (PMDB), vista tornar de utilidade pública a Loja Maçônica São João nº 2429, situada na Vila Haro.

A sessão desta terça-feira foi presidida pelo primeiro vice-presidente, Jorginho do Gás (PSDB), por problemas de saúde do presidente, vereador Nuna Viana (PMDB).

Fonte: Assecom Câmara / Rádio Caçula

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Brasilândia está entre os municípios de MS com mais infrações trabalhistas análogas à escravidão

Região se destaca em levantamento do Ministério do Trabalho, que identificou 163 autos de infração no município

MSGÁS anuncia projetos em chamada pública do programa de incentivos

Seis entidades socioassistenciais, culturais e de esportes foram selecionadas pelo Comitê de Patrocínio da MSGÁS e vão receber recursos do programa de incentivos fiscais...

Cidadania inicia formação sobre gênero no ambiente prisional

“Decolonizar o olhar” é a proposta que abre a reflexão sobre gênero e diversidade que a Secretaria de Estado da Cidadania começou a levar...