Devido às condições de La Niña na temporada de dezembro a fevereiro de 2022, Mato Grosso do Sul terá verão com menos chuvas e temperaturas mais altas.
De acordo com a Administração Oceânica e Atmosférica Nacional (NOAA), dos Estados Unidos, esse será o segundo ano consecutivo que o Brasil sentirá os impactos do efeito climático.
“Condições do La Niña se desenvolveram e devem continuar com 87% de chance de dezembro de 2021 a fevereiro de 2022”, diz trecho da publicação oficial.
Ainda conforme a publicação, o efeito promove mudança anormal de pressão da atmosfera no oceano Pacífico. Isso quer dizer que, durante o verão, a chuva será mais escassa no sul do país e abundante no nordeste.
A meteorologista e coordenadora do Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima (Cemtec), Valesca Fernandes, disse que Mato Grosso do Sul será pouco influenciado pelo La Niña, mas que, mesmo assim, afetará na questão das chuvas.
“Em relação à influência não há uma influência direta. O que pode-se dizer é que o regime de precipitação no sul do estado se assemelha mais com a região sul do Brasil, sendo assim a previsão para os próximos três meses é que as chuvas fiquem dentro ou abaixo da normal climatológica”, afirmou a especialista.
No ano passado, o setor produtivo foi muito atingido pelos efeitos do La Niña, devido à seca. Mesmo assim, meteorologistas do Metsul Meteorologia afirmam que é preciso acompanhar as projeções para entender como será o sistema chuvoso.
Previsão do tempo
A previsão do tempo para esta terça-feira (19), é de céu claro em grande parte do Estado, tendo chuva apenas na região do Bolsão.
Em Três Lagoas o clima ficará agradável, com máximas de 25°C. Além disso, a chuva deve permanecer na cidade até à noite.
Na Capital, a chuva que atingiu a cidade no final de semana deu uma trégua e o céu ficará claro durante todo o dia. As temperaturas não passarão dos 27°C.
No sul do Estado o clima será igual ao de Campo Grande, com máximas de 27°C também.
Já no Pantanal o calor volta, com máximas de 32°C.
De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o temporal retorna a Mato Grosso do Sul no próximo final de semana, fazendo com que as temperaturas tenham uma leve queda.
O meteorologista Mamedes Luiz Melo, disse que a população deve ter atenção e cuidado para a chuva que chegará no sábado (23).
“Pode ser que repita a mesma quantidade da última sexta-feira, com grandes acumulados, ventos fortes e bastante descargas elétricas”, afirmou.
Primavera
A primavera começa em 22 de setembro e termina em 21 de dezembro no Brasil.
É a estação do ano de transição entre o inverno e o verão.
Suas principais características são floração de plantas, calor, tempo chuvoso e aumento da umidade relativa do ar.
A estação da primavera será quente e pouco chuvosa em Mato Grosso do Sul, segundo Abrahão.
As chuvas devem ser isoladas, irregulares e mal distribuídas durante a estação da primavera deste ano, podendo causar transtornos e prejuízos à pessoas e edificações.
A umidade relativa do ar terá pequena elevação. Com isso, haverá melhora na qualidade do ar.
Os dias serão mais longos e noites mais curtas. A primavera nunca ocorre ao mesmo tempo em dois hemisférios.
Se no sul é primavera, no norte é outono. O mesmo acontece nas estações de verão e inverno.
Informações do site Correio do Estado