11/09/2014 – Atualizado em 11/09/2014
Queda de 1,1% registrada em julho foi a mais forte para o mês desde o iníicio da série histórica
Por: DD
As vendas no varejo brasileiro surpreenderam e caíram 1,1% em julho sobre junho, pior resultado desde outubro de 2008, informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta quinta-feira.
O resultado de julho surpreendeu as expectativas dos analistas consultados pela Agência Estado, que previam entre uma queda menor – de 0,6% -, até alta de 1,3%. A queda de julho também foi a mais forte para meses de julho desde o início da série histórica deste indicador, em 2000.
Na comparação com um ano antes, as vendas varejistas recuaram 0,9% em julho, o pior resultado para o mês desde 2003, quando houve recuo de 4,4% nesta comparação. Até julho, as vendas do varejo acumulam altas de 3,5% no ano e de 4,3% nos últimos 12 meses.
A redução no consumo das famílias é reflexo da menor expansão no crédito, do maior endividamento e da conjuntura econômica menos favorável, afirmou Juliana Vasconcellos, gerente da Coordenação de Serviços e Comércio do IBGE. “Em geral, estamos vendo uma economia menos favorável. Além disso, tudo indica para a diminuição do ritmo de expansão crédito, de 9,2% (em julho do ano passado) para 5,0% em julho de 2014 em termos de acesso a recursos livres”, disse Juliana. “Além disso, o mês de julho de 2014 ainda teve Copa do Mundo. Por isso, houve redução de número de dias úteis”, acrescentou. Segundo a gerente do instituto, a redução de dias úteis afetou principalmente a venda de móveis e eletrodomésticos e de hiper e supermercados (que fechavam as portas na hora dos jogos).