Economia – 05/01/2012 – 12:01
Os preços e as dificuldades de fornecimento dificultam as vendas dos novos modelos de carros elétricos, segundo reportagem do jornal Financial Times. Em seu primeiro ano completo de vendas, carros elétricos da Nissan e da General Motors (GM) venderam menos do que o esperado pelas montadoras: apenas cerca de 30 mil nos EUA, conforme o jornal.
O carro elétrico da GM, o Volt, teve problemas depois que a bateria pegou fogo após testes de colisão graves. Segundo a montadora, o problema está controlado, mas ainda assim o carro não atingiu as vendas esperadas de 10 mil veículos.
O carro Leaf, da Nissan, enfrentou dificuldades de distribuição e outros problemas causados pelo terremoto que atingiu o Japão no início do ano de 2011. O modelo vendeu 20 mil unidades, quantidade menor do que a esperada, segundo informações do diretor de planejamento estratégico da empresa, Andy Palmer.
Mesmo com os problemas, a Nissan espera vender 40 mil unidades do carro neste ano enquanto a GM diz que também aumentará a produção do veículo elétrico Volt em 2012.
Segundo analistas da indústria automotiva, ainda é cedo para julgar a tecnologia dos carros, que deve mostrar seu potencial em décadas, não em anos. As vendas estariam relacionadas ao baixo número de modelos existentes no mercado, mas esses veículos tendem a se tornar viáveis em longo prazo, segundo a publicação. O analista do Morgan Stanley reduziu as estimativas de vendas de carros elétricos para 2025, de 8,6% para 4,5%.
Fonte: Terra