29.5 C
Três Lagoas
quarta-feira, 30 de outubro, 2024

Veja como não passar raiva com compras pela internet

18/12/2014 – Atualizado em 18/12/2014

Clientes de MS passam raiva com compras pela internet e Procon dá dicas para evitar golpes

Por: Midia Max

Não são poucos os casos de compras pela internet que não chegam ou que demoram meses para chegar. O Jornal Midiamax teve acesso a dois casos de campo-grandenses que fizeram compras virtuais e até agora não receberam os produtos.

Enxoval

A administradora Gladyz Beatriz, de 29 anos, comprou enxoval para seu bebê no dia 25 de novembro, no site paulista Grão de Gente. A compra custou R$ 660 e tinha como prazo 11 dias úteis. Até o dia 3 de dezembro, o enxoval não havia chegado. “Depois recebi mensagem automática da compra do cartão dizendo que o enxoval só ia chegar dia 6 de janeiro”, conta.

Gladyz tentou contatar a Grão de Gente diversas vezes e não obteve sucesso. No dia 9 de dezembro ela registrou queixa no Reclame Aqui. “No mesmo dia me ligaram e disseram que até o Natal devo receber o enxoval, ou seja, um mês depois que comprei. Isso se vier. Capaz de a minha filha chegar primeiro que o enxoval”, ironiza.

Sem kit gamer

Hudson Luis, vendedor de 23 anos, está esperando há mais tempo. No dia 4 de novembro ele comprou no site Ligth in The Box um kit gamer para computador, com mouse pad, mouse game e teclado gamer.

Completado um mês sem notícias do paradeiro do kit comprado, o vendedor fez como Gladyz, e postou no Reclame Aqui, no dia 6 de dezembro. “A única informação que recebi é que o pedido estava em Curitiba, com atraso na entrega”, relata.

Hudson já não tem mais esperanças de que o kit chegará a suas mãos. “É chato né, comprei, paguei antes, já era para estar comigo.

O Jornal Midiamax não conseguiu contatar nem a Grão de Gente, nem a Light in The Box.

Como evitar

O superintendente do Procon-MS, dr. Alexandre Rezende, conversou com a equipe de reportagem e passou orientações para evitar compras virtuais “furadas”. Confira abaixo.

Breve pesquisa

“É preciso consultar a empresa, a idoneidade. Consultar os índices de reclamações do Procon, de outros órgãos de defesa do consumidor. Falar com amigos, família, conhecer alguém que já tenha comprado algo no site é importante”.

Legislação

“É preciso ver se a empresa obedece à legislação. Todos os sites de compra na internet são obrigados a ter na página inicial o CNPJ e o endereço de sede da empresa. Para caso aja um eventual problema, é mais fácil de a Justiça e os órgãos de defesa do consumidor acionarem a empresa. Se não houver endereço, já se sabe que a empresa está agindo de má-fé.

“O consumidor tem que usar a lei a seu favor. Há também a lei do prazo de entrega. A empresa deve fixar um prazo e, principalmente, cumpri-lo”.

Não pagar adiantado

“Sempre que possível, postergar o pagamento para período próximo da entrega ou depois da entrega do produto. Fazer pagamento adiantado no cartão facilita o estorno dos valores”.

Procurar o Procon

“É importante procurar o Procon. Temos bom índice de resolução desta demanda. Na maioria dos casos conseguimos a entrega forçada do produto ou a devolução do dinheiro”.

Divulgação

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Furto de cabos deixa moradores do Nossa Senhora Aparecida sem internet

Ladrão fugiu do local após ação rápida da Polícia, onde mesmo com diligências feitas na região, o homem não foi localizado.

Força Tática busca empresário sequestrado em transportadora no Jardim Alvorada

Criminosos renderam vítima e o forçaram a entrar em veículo.

Mecânico quebra a própria moto após ex negar reatar relacionamento

Homem inicialmente alegou falha mecânica, mas o veículo não apresentou irregularidades.