Por: Nayara Cruz
A 2° Conferência Intermunicipal de Educação está sendo realizada nesta quinta-feira (27), no anfiteatro da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), unidade I. O evento é promovido pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SEMEC).
Dois temas estão sendo discutidos na Conferência: “Educação e Diversidade: Justiça Social, Inclusão e Direitos Humanos” e é coordenado por Adriana Lofego e pela palestrante, professora Lucimar R. Dias.
Já o outro tema abordado trata também de um assunto extremamente atual nas ruas e nos cartazes dos adeptos aos movimentos populares: “Valorização dos profissionais da Educação: Formação, Remuneração, Carreira e Condições de Trabalho”.
Esse eixo conta com a coordenação da presidente do Sindicato da categoria, Maria Aparecida Diogo e também do palestrante, professor Roberto César Botarelli.
Maria Aparecida informou à reportagem da Rádio Caçula que esses movimentos geraram um despertar em toda a classe, pois foi iniciado com estudantes. “Esse foi um movimento atípico, pois o nosso país não estava mais acostumado com esse tipo de movimentação, foi um despertar. Os estudantes têm um papel fundamental nesse cenário e fizeram de uma maneira que não só eles acordaram, mas também acordaram toda a classe trabalhadora do Brasil”, declarou a presidente do sindicato.
A Conferência é um espaço democrático e conta com a participação coletiva. Envolve ainda todos os segmentos educacionais e demais atores sociais que se preocupam, acreditam e lutam pela transformação da sociedade por meio de uma educação pública de qualidade e que, coletivamente, proporcione caminhos para a instituição do Sistema Nacional de Educação.
-
Content section component