28.1 C
Três Lagoas
domingo, 30 de março, 2025

Vacinas do Butantan contra dengue e chikungunya: avanços e expectativas de aprovação

A vacina contra a dengue produzida pelo Instituto Butantan segue em análise na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Se aprovada, a Butantan-DV será a primeira vacina de dose única contra a doença. A Anvisa é responsável por avaliar a eficácia, segurança e qualidade de vacinas e medicamentos no Brasil.

Os ensaios clínicos da vacina foram concluídos em junho de 2024, com resultados de eficácia geral de 79,6% contra casos sintomáticos de dengue, e 89% contra formas graves e com sinais de alarme, com proteção prolongada por até cinco anos. Se aprovada, o Butantan estima produzir 1 milhão de doses ainda em 2025, com a meta de 60 milhões em 2026.

Desenvolvida há 25 anos, a vacina é tetravalente (atua contra os quatro sorotipos da dengue) e tem a vantagem de ser dose única. Pode ser aplicada em pessoas de 2 a 60 anos, independentemente de terem contraído dengue antes. O Butantan também planeja expandir os testes para pessoas acima de 60 anos.

Além da vacina da dengue, o Butantan está desenvolvendo uma vacina contra a chikungunya, já aprovada nos EUA e na Europa. O pedido de aprovação para o Brasil foi feito em dezembro de 2023. A vacina tem 98,8% de eficácia e, se aprovada, poderia ter uma produção inicial de 3 milhões de doses. No entanto, como a chikungunya tem uma distribuição geográfica mais restrita, o uso da vacina será planejado com base em estratégias epidemiológicas específicas.

Com informações Agência Brasil

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Hospital Regional de Três Lagoas contabiliza mais de 100 cirurgias de catarata no trimestre

Foram 49 cirurgias realizadas em janeiro, 33 em fevereiro e outras 40 agendadas em mutirão que será realizado ainda neste mês de março.

Leis garantem auxílio a vítimas de violência doméstica e para mulheres chefe de família em MS

Elaborado desde o ano passado pela Sead, o programa Recomeços vai atender mulheres vítimas de violência doméstica que estejam em situação de acolhimento na Casa Abrigo para Mulheres e que necessitem de auxílio financeiro.

MS tem produção recorde de etanol e avança na descarbonização do setor bioenergético

A aquisição de equipamentos visa aprimorar a infraestrutura das salas de vacina, garantindo melhor conservação e controle das doses.