A previsão para esta sexta-feira (17), sábado (18) e domingo (19) é de calor, temperaturas elevadas próximas aos 40ºC e predomínio de sol em Mato Grosso do Sul, de acordo com prognóstico do Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima (Cemtec).
As temperaturas devem variar entre 35ºC e 40ºC em grande parte de Mato Grosso do Sul neste fim de semana. O sol brilha forte em todo do Estado.
Segundo o Cemtec, a máxima em Corumbá será de 41ºC nesta sexta-feira (17); Sonora 38ºC; Paranaíba 39ºC; Dourados 34ºC; Porto Murtinho 37ºC e Campo Grande 35ºC.
Um anticiclone em médios níveis está sobre o Estado, impedindo a formação de nuvens ou frentes frias. Com isso, não há previsão de chuva para este fim de semana.
A umidade relativa do ar permanece em níveis baixíssimos, com índices entre 10% e 35%. O ideal é de 60% ou mais, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS).
Segundo orientações do Ministério da Saúde, durante calor e tempo seco o cidadão deve:
- Beber dois litros de água por dia
- Evitar atividades físicas das 9h às 17h
- Umidificar o ambiente com toalha molhada ou balde de água
- Evitar exposição solar
- Hidratar a pele
- Evitar ambientes fechados
- Evitar uso de fogo
- Usar roupas claras
- Manter ventilação dentro de casa
O tempo seco, escassez de chuvas e baixíssima umidade relativa do ar em Mato Grosso do Sul abre alerta para surgimento de doenças respiratórias.
Doenças respiratórias como rinite, sinusite, gripe e inflamação na garganta são comuns nesta época de inverno, de acordo com o enfermeiro e doutor em Infectologia, Everton Lemos.
Os sintomas das doenças citadas são muito parecidos com os da Covid-19, portanto, a população deve ficar alerta.
A melhor forma de distinguir doenças respiratórias do vírus da Covid-19 é fazendo a testagem.
Inverno
A estação de inverno começou em 20 de junho e termina em 22 de setembro em Mato Grosso do Sul, de acordo com o meteorologista Natálio Abrahão.
Suas principais características são clima gelado, temperaturas em queda, tempo seco, baixa umidade relativa do ar, pouca chuva, ocorrência de geadas e neve.
O inverno é a estação de transição entre primavera e outono. O inverno nunca ocorre ao mesmo tempo nos dois hemisférios.
Se no sul é inverno, no norte é verão. O mesmo acontece nas estações de outono e primavera.
A estação de inverno contribui para ocorrência de queimadas no Pantanal e Cerrado.
Informações do site Correio do Estado