31.4 C
Três Lagoas
quinta-feira, 3 de abril, 2025

Último dia de Festival de Inverno oferece mais cursos, oficinas e atração internacional

18/07/2013 – Atualizado em 18/07/2013

Por: Assessoria

A programação do último dia da 3ª edição do Festival de Inverno de Música Erudita Cidade das Águas começa às 9h nesta quinta-feira (18) com diversas oficinas ministradas por profissionais de renome nacional e internacional e tem 14 cursos e oficinas ministradas por profissionais de renome nacional e internacional, disponibilizando práticas musicais aos alunos iniciantes e avançados. Os cursos terão encerramento às 17h.

Estudantes de música de diferentes cidades do Estado e todo Brasil têm a oportunidade de aprimorar ou iniciar seus conhecimentos musicais através das master classes e recebem instruções de grandes mestres da música clássica, reconhecidos no Brasil e no Mundo. Os musicistas que ministram as oficinas, workshops e master classes se apresentam nos concertos noturnos.

A noite desta quinta promete grandes emoções com a apresentação da violinista espanhola Isabel Jiménez, que veio diretamente da Alemanha para participar do festival e da pianista paulistana Maria Cecília Raab. Ainda durante a noite, os artistas de Campo Grande apresentam o show “Começo do Princípio” e a Orquestra Sinfônica de Três Lagoas também fará apresentação.

Para encerrar a terceira edição do Festival de Inverno que começa mais cedo nessa última noite, às 19h, no anfiteatro do Colégio Dom Bosco, os presentes poderão conhecer um pouco dos trabalhos didáticos musicais desenvolvidos pelos alunos durante os seis dias de evento nas oficinas e cursos que foram oferecidos no alojamento Fazendinha.

Também será feita uma homenagem póstuma ao saudoso musicista Edgar Mancilla, o qual foi vítima de um acidente de trânsito no último mês. Familiares de Mancilla chegaram ontem (17), em Três Lagoas para a homenagem.

FESTIVAL DE INVERNO

Este ano, Três Lagoas recebeu 34 cidades, representadas por crianças e jovens estudantes de música que vêm dos mais diferentes pontos do país.

Segundo a coordenadora do Núcleo de Música do Departamento de Cultura, maestrina Cidinha Mariano, “as oficinas e cursos com grandes mestres em seus respectivos instrumentos, contribuem decisivamente para o aperfeiçoamento dos talentos, que ora iniciam seus estudos. Conhecer e interagir com os mestres e estudantes de outras cidades é importantíssimo para incentivar o comprometimento dos estudantes de música”, explica.

CURSOS QUE SE ENCERRAM HOJE

Teoria Musical 1 – Rodrigo Faleiros

Teoria Musical 2 – Rodrigo Faleiros

Teoria musical 1 – Waldomiro Siqueira

Teoria musical 2 – Waldomiro Siqueira

Software de edição Musical – Rodrigo Faleiros

Prática de conjunto de sopros – Waldomiro Siqueira

Violão erudito – Gonzalo Victoria (Uruguai/ Chile)

Construção de Instrumentos – Jonas Feliz

Percussão Corporal – Jonas Feliz

Prática de Coro Infantil – Ana Yara Campos

Prática de Coro Adulto – Ana Yara Campos

Contra Baixo – Pedro Paulo

Violino – Isabel Jiménez (Espanha)

Viola Sinfônica – Luis Fernando Borten (Alemanha)

Violoncelo – Júlio Possete

Piano – Maria Cecília Raab

ISABEL JIMÉNEZ (VIOLINO) – ESPANHA

Isabel Jiménez Montes começou seus estudos de violino na cidade Sevilla (Espanha), aos oito anos e, um ano mais tarde ingressou no Conservatório Professional de Sevilla. Finalizou o Curso Superior de Música (Bacharelado) com 19 anos, no Conservatório “Manuel Castillo” de Sevilla, obtendo Distinção unânime e o Prêmio Extraordinário no final do curso.

Em junho de 2011, finalizou seus estudos de Mestrado com a máxima qualificação na Musikhoch Schule de Mannheim (Alemanha), com o maestro Marco Rizzi.

SHOW COMEÇO DO PRINCÍPIO – CAMPO GRANDE

O espetáculo experimental “Projeto Pangeia”, dos instrumentistas Marcelo Mafili e Jonas Feliz é um trabalho contemporâneo de integração entre a música, luthieria e as artes plásticas, resultado de uma pesquisa que remete à descoberta de novas sonoridades, plasticidades e estética, unindo no mesmo palco instrumentos de várias regiões do mundo.

Nas composições são utilizados instrumentos de sopros, cordas, percussão e esculturas sonoras, criados e construídos com matéria-prima orgânica como bambu, cabaça, madeira, argila e materiais sintéticos como plástico, vidro, metal e sucatas.

Este ano, Três Lagoas recebeu 34 cidades, representadas por crianças e jovens estudantes de música que vêm dos mais diferentes pontos do país.Foto: Assessoria

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Três Lagoas é um dos 74 municípios do MS que terão que prestar contas ao STF sobre “emendas pix”

A determinação do ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF), prevê que o governo de Mato Grosso do Sul e os prefeitos de...

Flagrante da PRF apreende mais de 11 kg de cocaína escondidos em carro na BR 262

Motorista nervoso acabou levantando suspeita, onde acabou preso em Água Clara na última terça-feira, 1°.

Hospital Regional da Costa Leste Magid Thomé está entre as melhores UTIs do Brasil

Unidade, administrada pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES), conquistou Selo “Top Performer” para a UTI Adulto sendo único hospital público do Mato Grosso do Sul a garantir o reconhecimento.