Projeto oferecerá serviços gratuitos para a população e ampliará formação prática de estudantes da área contábil.
Nesta sexta-feira, 25, a vice-reitora da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Camila Ítavo, assinou um acordo de cooperação com a Receita Federal para a criação do Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF) no Câmpus de Três Lagoas (CPTL). A cerimônia aconteceu na sede da Receita em Campo Grande e contou com a presença de professores do CPTL e da Escola de Administração e Negócios (Esan).
O NAF é uma iniciativa da Receita Federal, em parceria com instituições de ensino superior que oferecem cursos como Ciências Contábeis e Comércio Exterior. O objetivo do projeto é proporcionar serviços contábeis e fiscais gratuitos para pessoas físicas e jurídicas de baixa renda, além de fortalecer a formação prática dos estudantes. O primeiro núcleo da UFMS foi inaugurado em 2018 na Cidade Universitária e agora se expande para Três Lagoas.
“É muito importante ver essa expansão chegando ao Câmpus de Três Lagoas, e esperamos fortalecer tanto a UFMS quanto a Receita Federal, além de beneficiar diretamente a comunidade que será atendida pelo Núcleo”, destacou a vice-reitora Camila Ítavo.
Cleston Alexandre dos Santos, coordenador do Curso de Ciências Contábeis e do NAF em Três Lagoas, enfatizou que o acordo possibilita ampliar o impacto das atividades desenvolvidas por estudantes e professores, favorecendo a população local. “Já temos serviços itinerantes na Feira Central de Três Lagoas e, com o Núcleo, usaremos a Unidade 1 para atendimentos fixos e agendados, como orientação na declaração do imposto de renda e apoio a microempreendedores”, explicou. O núcleo também oferecerá suporte gerencial para pequenos empresários, ajudando-os a expandir seus negócios.
O delegado da Receita Federal, Zumilson Custódio da Silva, reforçou os benefícios da parceria, destacando o impacto social do projeto. “Esse acordo prepara os alunos com experiência prática, ao mesmo tempo em que oferece suporte à população menos favorecida, especialmente aqueles com dificuldade de acesso a recursos tecnológicos.”
Além de prestar serviços fiscais, o NAF também desenvolve projetos de educação fiscal, que já beneficiaram cerca de 1,8 mil alunos da rede de ensino básico. O projeto concorre ao Prêmio Nacional Educação Fiscal, sendo o único representante de Mato Grosso do Sul entre 248 iniciativas. A solenidade contou com a participação dos professores Xiomara Esther Vazquez Carrazana, Silvio Paula Ribeiro, Tamires Sousa Araújo e Luiz Miguel Renda dos Santos.