23.5 C
Três Lagoas
quarta-feira, 23 de outubro, 2024

Três Lagoas Sustentável: o projeto que pensa junto com a comunidade o futuro do município

17/10/2016 – Atualizado em 17/10/2016

Por: Redação

A cidade de Três Lagoas é protagonista por sediar a maior obra do setor de celulose do país. O projeto Horizonte 2, que amplia a linha de produção da unidade da Fibria para 3,25 milhões de toneladas ao ano, traz muitas perspectivas para o município nos mais diversos setores.

Comprometida em ter uma atuação voltada para o desenvolvimento sustentável é que a empresa, junto com o Instituto Votorantin, Instituto Arapyaú, BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento) e BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento), acordaram em apoiar o município na preparação de um planejamento estratégico e sustentável, a partir de uma iniciativa plural, apartidária, conduzida de forma participativa pela sociedade.

Chamado de Projeto Três Lagoas Sustentável, ele compreende duas ações diferenciadas que são realizadas em paralelo e simultaneamente: Plano de Ação Três Lagoas Sustentável (metodologia do BID conhecida como ICES – Iniciativa Cidades Emergentes e Sustentáveis) e Revisão do Plano Diretor Participativo (metodologia do Instituto Votorantim, conhecida como AGP – Apoio à Gestão Pública).

O trabalho é um convite ao pensar, a participar e a construir junto com a comunidade um futuro para Três Lagoas, que nos últimos 15 anos se deparou com a diversificação do foco econômico, deixando de ser só voltada à pecuária, para estar no setor florestal e industrial também.

Por meio da ICES foram levantados 30 temas e 127 indicadores do que a população destaca como importante ser trabalhado. De maneira apartidária e democrática o Três Lagoas Sustentável já realizou diversos seminários, reuniões e atua com etapas, dentre elas a oficialização do Grupo Gestor Local.

Composto por mais de 40 membros de 30 instituições do município, o objetivo é reunir os mais diversos setores desde universidades, Conselhos Municipais, até representantes da Polícia Militar e ONGs.

Cabe ao Grupo Gestor dar apoio ao município no estudo, elaboração e implementação do Plano de Ação. Por meio dele a sociedade civil ganha voz, levantando os questionamentos e as necessidades da população e também propondo ações e caminhos a serem seguidos.

CIDADANIA

A Fibria acredita nessa atuação transformadora que permite um crescimento responsável e integrado e empodera a sociedade de conhecimento e de ferramentas de conscientização.

Um exemplo é a bancária aposentada Sonia Aparecida de Camargo que faz parte do Grupo Gestor representando o Conselho Municipal de Saúde. Ela explica sobre o momento que vive. “Sempre fui uma cidadã muito interessada pelas questões da cidade, participando de reuniões públicas e discutindo questões relevantes ao município.

Acredito que o Três Lagoas Sustentável é uma grande oportunidade para o desenvolvimento inteligente da cidade. É importante que esse projeto não fique apenas no papel, por isso a existência desse grupo é fundamental. É ele que terá a responsabilidade em orientar, fiscalizar, incentivar a participação da população e dar conta de que as medidas necessárias para o desenvolvimento da cidade sejam tomadas”, afirma.

Implantar as metodologias consistentes e adotadas em diversos países é uma consolidação da Fibria como empresa cidadã que atua de modo a trazer crescimento sustentável onde desenvolve sua atividade. Três Lagoas vive um momento histórico não só pelo levantamento de dados, mas por viver uma construção cada vez mais sustentável, pensando em como ela está hoje e como poderá estar no futuro e como a integração empresa e cidade pode ajudar a traçar o melhor caminho para atingir os objetivos.

Quer ficar por dentro do projeto Três Lagoas Sustentável?

• Acompanhe nosso blog:Clique Aqui• Curta nossa página no Facebook:Clique Aqui• Siga nosso perfil no Instagram:Clique Aqui

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

McDonald’s abre 65 vagas de emprego em Três Lagoas para funcionamento de nova unidade

Rede mundial de fast-food será inaugurada em dezembro e promete aquecer a economia local com geração de empregos.

Força Tática recupera motocicleta furtada durante abordagem no Paranapungá

Veículo foi encontrado estacionado em local frequentado por usuários de drogas.

Prefeitura de Três Lagoas antecipa primeira parcela do 13º salário

A Prefeitura de Três Lagoas anunciou que irá antecipar a primeira parcela do 13º salário aos servidores municipais neste mês de outubro, no dia...