24.3 C
Três Lagoas
terça-feira, 15 de abril, 2025

Três Lagoas segue com campanha de vacinação nas escolas e unidades de saúde

A parceria com as Unidades de Saúde da Família (USFs) e as Escolas da Rede Municipal da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SEMEC) e Estadual, da Prefeitura de Três Lagoas, está realizando a Campanha “Aluno Imunizado”, que teve início no dia 1º de abril. A ação tem como objetivo verificar e atualizar a caderneta vacinal dos alunos, com destaque para a vacina contra a Influenza (Gripe), prioritária nesta fase da Campanha Nacional de Vacinação.

A iniciativa contempla especialmente crianças de 6 meses a menores de 6 anos, mas também abrange outros imunizantes visando regularizar a carteira vacinal dos estudantes. A campanha de Influenza segue disponível em todas as Unidades de Saúde da Família (USFs) do Município, voltada aos membros dos grupos prioritários, como crianças, idosos e gestantes.

Para Marcia Cristina de Souza Andrade, mãe do pequeno Vini Kevin Andrade Ribeiro, de 2 anos de idade, estudante do CEI Guanabara, a iniciativa é muito bem-vinda, especialmente nesta época do ano. “É muito bom. Ainda mais esse tempo de outono, crianças gripadas, ainda mais criança, imunidade baixa. Eu acho essa ação muito boa, e muito importante. Ele sempre toma a vacina, e essa ação nas escolas é melhor ainda, facilita muito pra gente, porque já tá aqui na escola mesmo. A gente só vem e faz de acompanhante mesmo. E as crianças voltam pros estudos deles, é muito bom.”

O calendário de vacinação segue até o fim do mês de maio, nas Unidades Escolares. Na próxima semana, a mobilização nas escolas continuará com o seguinte cronograma:

• 14 de abril (segunda-feira) – Escola Municipal Odeir Antônio da Silva
• 15 de abril (terça-feira) – Escola Municipal Joaquim Marques e Escola Municipal Parque São Carlos
• 16 de abril (quarta-feira) – Centro de Educação Infantil Jardim das Acácias

BALANÇO VACINAÇÃO INFLUENZA

Ao todo, Três Lagoas possui 32.712 pessoas dentro do público-alvo da campanha, sendo 18.153 idosos, 13.135 crianças e 1.424 gestantes. Até o momento, 2.466 pessoas já foram vacinadas durante a campanha. A vacinação tem sido realizada tanto nas escolas quanto nas Unidades de Saúde da Família (USFs), facilitando o acesso e ampliando a cobertura vacinal na cidade.

A campanha segue nas unidades escolares e USFs do município. Para se vacinar, é necessário apresentar documentos que comprovem a inclusão no grupo prioritário:

  • Crianças: carteira de vacinação e documento de identificação
  • Adultos: documento oficial com foto (RG, CPF ou CNH)
  • Profissionais dos grupos prioritários: documento que comprove vínculo empregatício ou condição médica (carteira de vacinação é facultativa)

PÚBLICO-ALVO DA VACINAÇÃO

Crianças de 6 meses a menores de 6 anos
• Idosos a partir de 60 anos
• Gestantes e puérperas
• Profissionais de saúde
• Professores
• Pessoas com doenças crônicas e com deficiência
• Forças de segurança e salvamento
• Caminhoneiros e trabalhadores do transporte coletivo
• Profissionais dos Correios

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Mostra reúne trabalhos de atendidos no programa da Proteção Social Básica, em Três Lagoas

A Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS) promoveu, no dia 11 de abril, a “1ª Mostra da Proteção Social Básica no Domicílio para Pessoas...

Três Lagoas reconhecida pela ONU como Cidade Árvore do Mundo, pelo 2º ano consecutivo

Certificado nas mãos do prefeito de Três Lagoas, Cassiano Maia. (Foto: divulgação)

Proposta de Reforma Eleitoral pode aprofundar exclusão de mulheres negras na política, alerta Oxfam

A proposta de reforma do Código Eleitoral que elimina a exigência de 30% de candidaturas femininas e fixa em 20% o número de cadeiras...