Esses números atingem cerca de 1500 ao mês
Por: Redação
Da mesma maneira que tem crescido o número de vagas para emprego no município, o número de pedidos de entrada para o beneficio do seguro desemprego também tem crescido de uma maneira acelerada. Cerca de 80 pedidos diários são recebidos no Centro Integrado de Atendimento ao Trabalhador (CIAT), o que gera uma média de 1.500 seguros por mês.
Segundo o responsável por essa área Ivan Alckimin dois fatores podem estar sendo a alavanca desse processo. Primeiro porque muitas obras de construção que terceirizam ou até mesmo contratam diretamente funcionários estão finalizando suas obras praticamente no mesmo período o que acaba por gerar a dispensa de colaboradores em grande fluxo. Outro fato é que infelizmente muitas pessoas ingressam em um novo emprego com uma meta a cumprir; permanecer 6 meses, ou o tempo suficiente para que possa ter o beneficio do Seguro Desemprego, ou seja, “já entram pensando em sair, só para dar entrada no seguro e voltar a pensar em procurar outro trabalho só depois de 4 ou 5 meses”.
Na busca de encontrar uma solução para esse problema o Governo Federal por meio do Ministério do Trabalho passou a usar um novo software que habilita os pedidos no Sistema Nacional de Emprego e bloqueia o benefício se houver uma vaga compatível com o perfil do trabalhador nos bancos de dados do governo. Para se habilitar ao seguro, a partir de agora o trabalhador precisa participar de um processo seletivo indicado na chamada “carta de encaminhamento”. Agora o ministério prevê que o trabalhador tenha mais chances de receber uma ou mais ofertas de trabalho logo que dê entrada no pedido do seguro, com a implantação do “Mais emprego”
O CIAT é o único órgão que presta esse serviço no município e a documentação necessária para dar entrada no pedido do seguro são; carteira de trabalho, RG, CPF, cartão cidadão e a rescisão do contrato.
O CIAT esta localizado na Rua Dr. Munir Thomé n°86, atendendo das 07h às 13h.