23.8 C
Três Lagoas
quinta-feira, 21 de novembro, 2024

Três Lagoas lidera o Índice de Desenvolvimento Sustentável

A cidade de Três Lagoas conquistou mais um importante reconhecimento ao alcançar o primeiro lugar entre os três maiores municípios de Mato Grosso do Sul no Índice de Desenvolvimento Sustentável das Cidades – Brasil (IDSC-BR) 2024. Com uma pontuação de 54,24 pontos, o município também se destacou ao figurar em 5º lugar no ranking geral do Estado.

Elaborado pelo Instituto Cidades Sustentáveis em parceria com o Sustainable Development Solutions Network (SDSN) e com o apoio de diversas instituições, o IDSC-BR avalia o cumprimento dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Três Lagoas superou outras cidades do estado, como Campo Grande, que obteve 53,45 pontos e ficou em 7º lugar, e Dourados, com 51,78 pontos, em 17º. A cidade também obteve uma melhoria em relação ao ano passado, quando registrou 53,76 pontos.

Áreas de destaque

O município se destacou em várias categorias do índice, incluindo:

  • Energias renováveis e acessíveis: 99,48 pontos
  • Água potável: 83,39 pontos
  • Cidade e comunidade sustentáveis: 70,49 pontos
  • Produção e consumo sustentável: 67,57 pontos
  • Saúde de qualidade: 66,26 pontos
  • Reduzir desigualdades: 62,77 pontos

Esses indicadores refletem os esforços contínuos da administração municipal para implementar políticas públicas alinhadas aos ODS, com foco na melhoria da qualidade de vida, sustentabilidade e equidade social.

Compromisso com o desenvolvimento sustentável

A Prefeitura de Três Lagoas comemorou o resultado, ressaltando o compromisso da cidade com o desenvolvimento sustentável, afirmando que o resultado é fruto do trabalho conjunto da administração municipal e da sociedade civil, que têm se empenhado para garantir uma cidade mais sustentável e inclusiva.

O Índice de Desenvolvimento Sustentável das Cidades – Brasil (IDSC-BR) é uma ferramenta que auxilia prefeitos e gestores públicos a monitorar o cumprimento dos ODS em nível local e a definir metas para tornar as cidades mais sustentáveis. As cidades são avaliadas em uma escala de 0 a 100, sendo 100 a pontuação ideal.

Para mais informações sobre o índice, é possível acessar o site oficial do IDSC-BR.

Com informações da Prefeitura de Três Lagoas.

Foto: Prefeitura de Três Lagoas

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Cassiano Maia promete continuidade e inovação no desenvolvimento de Três Lagoas

Em entrevista no "Programa Toninha Campos", prefeito eleito destaca prioridades para os primeiros 100 dias e reforça compromisso com saúde, educação e infraestrutura.

Projeto “Despertar com Música” chega ao Jardim Imperial neste domingo

Neste domingo (24), o bairro Jardim Imperial será palco de mais uma edição do projeto “Despertar com Música”, promovido pela Secretaria Municipal de Assistência...

Riedel recebe estudantes de Paranhos na governadoria para falar sobre educação política

Como parte do projeto pedagógico escolar ‘Educação política, o preparo do cidadão para o pleno exercício da cidadania’, os alunos do 3° ano do...