31.1 C
Três Lagoas
domingo, 24 de novembro, 2024

Três Lagoas já possui 100% de cobertura do esgotamento sanitário, segundo SANESUL

Em um planejamento estratégico que coloca o estado à frente da meta estabelecida pelo novo marco legal do saneamento, 16 dos 68 municípios operados pela Sanesul (Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul) já alcançaram 100% da área de cobertura do esgotamento sanitário.

Atualmente, o Estado possui 63,36% de cobertura do esgoto, um avanço significativo que reflete os investimentos contínuos e a prioridade dada ao saneamento básico pela administração estadual.

Esse índice, acima da média nacional de 54%, demonstra o compromisso de Mato Grosso do Sul em assegurar uma infraestrutura moderna e eficiente, essencial para a saúde pública e o desenvolvimento sustentável da região.

Entre as cidades que atingiram essa marca estão Bonito, Dois Irmãos do Buriti, Laguna Carapã, Tacuru, Alcinópolis, Caracol, Ponta Porã, Santa Rita do Pardo, Três Lagoas, Paranaíba, Porto Murtinho, Japorã, Novo Horizonte do Sul, Bodoquena, Angélica e Paranhos.

Outras unidades consumidoras da área de abrangência da companhia estão no mesmo caminho, com índices invejáveis se comparados com a média nacional, segundo dados do SNIS (Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento). Algumas das quais, com mais de 80%, como são os casos de Chapadão do Sul (86,64%), Figueirão (80,56), Jateí (84,38%), Ribas do Rio Pardo (85,30), Guia Lopes da Laguna (84,27) e Dourados (85,3%).

Esse avanço é fruto da estratégia da gestão municipalista do governador Eduardo Riedel (PSDB), que tem como meta antecipar-se às exigências do novo marco do saneamento e garantir qualidade de vida à população sul-mato-grossense.

Os investimentos da companhia de saneamento incluem construção e manutenção de ETEs (Estação de Tratamento de Esgoto), expansão e modernização da rede coletora, construção de estações elevatórias de esgoto, melhoria e ampliação das ligações domiciliares, entre outras obras complementares como parte do sistema de esgotamento sanitário.

“O trabalho realizado em Mato Grosso do Sul demonstra nosso compromisso com a saúde pública e com o meio ambiente. Universalizar o saneamento é garantir mais saúde e qualidade de vida para todos“, destaca o diretor-presidente da Sanesul, Renato Marcílio. “Estamos avançando de forma significativa e vamos continuar trabalhando para que todos os municípios atendidos pela Sanesul alcancem essa meta”, acrescenta.

O novo marco legal do saneamento básico, sancionado em 2020, estabelece que até 2033 o Brasil deve ter 99% da população com acesso à água potável e 90% com coleta e tratamento de esgoto. Mato Grosso do Sul, ao alcançar esses índices antecipadamente em várias cidades, coloca-se como um modelo a ser seguido por outros estados.

Para a Sanesul, esse avanço no saneamento é fundamental para a promoção da saúde, a preservação ambiental e o desenvolvimento econômico do estado, refletindo a importância de políticas públicas eficazes e do investimento contínuo em infraestrutura básica.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Três Lagoas conquista ouro e bronze no Campeonato Brasileiro de Muay Thai

O evento, que teve a participação dos melhores atletas da modalidade no país, também contou com a presença dos atletas do UFC Ariane Sorriso e Jean Matsumoto, que participaram da cerimônia de premiação, inspirando os competidores e celebrando o esporte.

FeiraTrês lança a Campanha “Feira de Prêmios Natalinos” para premiar seus consumidores

O sorteio acontecerá no dia 23 de dezembro, na Feira Central, com shows gratuitos e a retirada dos prêmios. Entre os prêmios estão eletrodomésticos, bicicletas, perfumes e doces artesanais.

SMS, PROCON TL e Vigilância Sanitária Estadual apreendem 200 unidades de cigarro eletrônico

Além da apreensão, os proprietários dos comércios vistoriados poderão ser multados em até R$ 30 mil, conforme as infrações verificadas.