22.7 C
Três Lagoas
quinta-feira, 26 de dezembro, 2024

Três Lagoas intensifica combate ao Aedes em alerta de casos de dengue

Dados recentes do Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRAa) produzido pela Prefeitura de Três Lagoas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e do Setor de Endemias, realizado entre os dias 28 de outubro e 1º de novembro, indicaram um índice de infestação predial de 4%, classificado como “Risco” pelo Ministério da Saúde.

Diante desse cenário, a SMS reforça o alerta à população diante do risco do aumento dos casos de dengue no município. A Administração Municipal elaborou um plano de ação com diversas atividades para intensificar o trabalho realizado na cidade, incluindo a Semana D de Combate ao Aedes aegypti, que começou nesta semana. Em parceria com entidades do Comitê de Mobilização e Combate ao Aedes aegypti, a programação inclui visitas para vistoria, eliminação e tratamento de criadouros, além de orientações sobre prevenção.

ÓBITO

O município registrou recentemente um óbito causado pela dengue tipo II, reforçando a gravidade da situação e a urgência de medidas preventivas. Além da dengue, o Aedes aegypti é responsável pela transmissão de outras arboviroses, como zika e chikungunya.

DIA D DE COMBATE ÀS ARBOVIROSES

Nesta semana acontecem inspeções em unidades da Secretaria de Saúde, escolas municipais e estaduais, órgãos públicos, o Exército e o Paço Municipal. O cronograma inclui tratamento focal com larvicidas, ações de controle de vetores e atividades educativas, para o Dia D de combate às arboviroses, que ocorrerá em 17 de dezembro. A data contará com uma blitz educativa na área central, promovendo a conscientização da população.

PERÍODO DE CHUVAS INTENSIFICADO

Com o período de chuvas intensificado, é essencial que toda a comunidade – incluindo o setor público, o setor privado e os moradores – colabore ativamente nas ações de combate ao mosquito. Medidas como a eliminação de materiais inservíveis, a limpeza de depósitos de água, a proteção de caixas d’água, o uso de areia nos pratinhos de plantas e a manutenção de calhas e ralos são fundamentais para reduzir a proliferação do Aedes aegypti.

A Prefeitura de Três Lagoas convoca todos os cidadãos a se unirem na luta contra o mosquito. Juntos, podemos proteger nossas famílias e a saúde de todos. Para mais informações ou orientações, procure a Secretaria Municipal de Saúde ou o Setor de Endemias, através do telefone 55 67 8139-3193.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Mato Grosso do Sul registra aumento de mortes no trânsito em 2024

O ano de 2024 ainda não chegou ao fim, mas o número de mortes no trânsito em Mato Grosso do Sul já superou os...

Operação Boas Festas: PMR reduz acidentes e intensifica fiscalizações nas rodovias de MS

A Polícia Militar Rodoviária (PMR) de Mato Grosso do Sul divulgou os resultados parciais da Operação Boas Festas, realizada entre 9 e 25 de...

Furto em obra no Jardim Alvorada

Na madrugada desta quinta-feira (26), um ladrão arrombou um contêiner de ferramentas em uma obra em construção no bairro Jardim Alvorada, em Três Lagoas....