Dados recentes do Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRAa) indicam um índice de infestação predial de 4% em Três Lagoas, classificado como “Risco” pelo Ministério da Saúde. Diante desse cenário, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) reforça o alerta à população sobre o aumento dos casos de dengue.
A Administração Municipal elaborou um plano de ação, incluindo a Semana D de Combate ao Aedes aegypti, que começou nesta semana. Em parceria com o Comitê de Mobilização e Combate ao Aedes aegypti, a programação abrange vistorias, eliminação e tratamento de criadouros, além de orientações sobre prevenção.
O município registrou recentemente um óbito causado pela dengue tipo II, sublinhando a urgência de medidas preventivas. Além da dengue, o Aedes aegypti transmite zika e chikungunya.
Nesta semana, inspeções estão sendo realizadas em unidades de saúde, escolas, órgãos públicos, o Exército e o Paço Municipal. O cronograma inclui tratamento focal com larvicidas, controle de vetores e atividades educativas, culminando no Dia D de combate às arboviroses em 17 de dezembro, com uma blitz educativa na área central.
Com o período de chuvas intensificado, a SMS destaca a importância da colaboração de toda a comunidade. A eliminação de materiais inservíveis, limpeza de depósitos de água, proteção de caixas d’água, uso de areia em pratinhos de plantas e manutenção de calhas e ralos são medidas fundamentais para reduzir a proliferação do mosquito.
Para mais informações, entre em contato com a Secretaria Municipal de Saúde ou o Setor de Endemias pelo telefone 55 67 8139-3193.