Por: Redação
A endocrinologia estuda as ordens do sistema endócrino e as glândulas endócrinas. Estas glândulas são órgãos que produzem diversas substâncias e que ajudam em várias funções do organismo. A especialidade vem ganhando cada vez mais projeção, pois os problemas que ela trata vêm aumentando com os hábitos contemporâneos de alimentação e comportamento, como a obesidade e a diabetes. Portanto, um endocrinologista cuida de todos os distúrbios e alterações hormonais, fazendo assim, com que o equilíbrio do sistema volte ao normal. É um campo de atuação muito vasto e que abrange diversas doenças e órgãos, já que os hormônios regulam quase que todas as funções orgânicas, até dos órgãos que tinham funções definidas como o coração, estômago e o cérebro.
Hoje a rede de saúde municipal conta apenas com uma profissional dessa área, que acaba de entrar de licença maternidade e estenderá apenas por 2 meses e para cobrir essa falta, um novo profissional esta em fase de contratação. Após os 2 meses da licença a saúde passará a contar com dois profissionais na rede com essa especialização.
Segundo a diretora da saúde coletiva Ludmila Salles “há algum tempo a prefeitura por meio da secretária da saúde vinha buscando mais um profissional para essa área, é um ganho para o município pois a demanda poderá ser trabalhada com maior agilidade, varias situações da parte hormonal como a diabetes, disfunções da tireóide e fatores relacionados ao crescimento.