34.8 C
Três Lagoas
quarta-feira, 23 de outubro, 2024

Transporte irregular de animais aumenta chance de doenças em MS

26/10/2016 – Atualizado em 26/10/2016

Empresas têm dificultado ação de acompanhamento da origem de animais

Por: Marcio Ribeiro com Correio do Estado

O transporte irregular de animais no Estado tem sido o principal problema nas ações de fiscalização da Agência Estadual de Defesa Animal e Vegetal (Iagro). Mais da metade das infrações constatadas são de empresas que não informam à Iagro sobre o destino dos animais, dificultando a verificação de procedência.

No último balanço divulgado, de setembro, 44 autos de infração foram lavrados e 56% deles eram referentes à falta da Guia de Trânsito Animal (e-GTA). O documento é obrigatório e quem não atende essa medida leva multa e pode ter a carga apreendida, com os animais sendo encaminhados para abate sanitário.

O principal risco nesse tipo de infração é que doenças podem ser introduzidas no Estado e causar danos tanto para o ser humano como para criações.

“A e-GTA é um documento fundamental para que possamos acompanhar a movimentação dos animais e assim evitar a introdução de doenças que coloquem em risco a população e causem prejuízo aos produtores”, explicou o coordenador dos postos móveis da Iagro, Rodrigo Cantero Dorsa.

A Iagro não divulgou as penas aplicadas aos infratores no período de fiscalização de setembro. As vistorias têm sido feitas em todo o Mato Grosso do Sul e há enfoque para as regiões de fronteira com a Bolívia e o Paraguai.

BALANÇO

Somente no mês passado, a agência inspecionou 231 veículos e foram fiscalizados 7.584 bovinos, 51.424 aves, 1.150 suínos, 35 equinos, 84 ovinos e 14 comitivas.

A operação também analisa documentação e situação de produtos transgênicos e de origem animal e vegetal, além de insumos agropecuários.

A Iagro também recebe denúncias de irregularidades pelo telefone 0800-679120, a ligação é gratuita.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

McDonald’s abre 65 vagas de emprego em Três Lagoas para funcionamento de nova unidade

Rede mundial de fast-food será inaugurada em dezembro e promete aquecer a economia local com geração de empregos.

Força Tática recupera motocicleta furtada durante abordagem no Paranapungá

Veículo foi encontrado estacionado em local frequentado por usuários de drogas.

Prefeitura de Três Lagoas antecipa primeira parcela do 13º salário

A Prefeitura de Três Lagoas anunciou que irá antecipar a primeira parcela do 13º salário aos servidores municipais neste mês de outubro, no dia...