Economia – 17/01/2012 – 17:01
Toyota, Mercedes-Benz e BMW. Estas são as únicas marcas da indústria automobilística entre as 15 melhores colocadas no relatório anual divulgado pela consultoria Interbrand. O levantamento utiliza critérios como desempenho financeiro e poder de imagem, classificando as 100 maiores marcas de todos os segmentos da economia. Na edição divulgada agora, 11 marcas de automóveis aparecem entre as 100 listadas pela pesquisa. A lista geral é novamente liderada pela Coca-Cola, avaliada em nada menos que US$ 71,8 bilhões.
A Toyota manteve a posição de marca automotiva mais valiosa do mundo e aparece na 11º posição do ranking geral. Apesar das dificuldades impostas pelo tsunami que afetou o Japão em março passado, a marca nipônica fechou o ano com o valor de US$ 27,8 bilhões, alta de 6% na comparação com 2010. A alemã Mercedes aparece logo depois, no 12º lugar, e vale nada menos que US$ 27,4 bilhões, quantia 9% maior que o registrado em 2010. A BMW surge na 15ª colocação, com avaliação de US$ 24,5 bilhões, crescimento de 10%. As três marcas mantiveram as mesmas posições do levantamento de 2010.
As grandes surpresas do ano passado foram Volkswagen e Nissan. A fabricante alemã subiu seis posições no ranking e já aparece na 47º colocação (US$ 7,8 bilhões), com sua marca de luxo Audi subindo quatro degraus e figurando em 59º (US$ 6,1 bilhões). Já a montadora nipônica faz sua estreia no ranking, com valor de US$ 3,8 bilhões e ocupando o 90º lugar. Considerando as marcas automotivas, a Nissan é seguida pela Ferrari, que aparece em 99º. A marca do “cavallino rampante” caiu nada menos que oito posições e é avaliada em US$ 3,5 bilhões, alta de apenas 1% em relação a 2010.
As outras marcas automotivas contempladas pelo relatório da Interbrand são: Honda, que subiu uma colocação e terminou o ano com o 19º lugar e valor estimado em US$ 19,4 bilhões, alta de 5% na comparação com 2010; a norte-americana Ford, que manteve a 50ª colocação (US$ 7,4 bilhões); a coreana Hyundai, que galgou quatro posições e figura como a 61ª marca mais valiosa, com US$ 6 bilhões e incremento de 19%, e a alemã Porsche conservou o 72º lugar, com valor estimado em US$ 4,5 bilhões.
Fonte: Uol