25.9 C
Três Lagoas
domingo, 20 de outubro, 2024

Tonhão presta depoimento e assume que cometeu falha e equívoco

03/07/2017 16h38

Em oitiva na Câmara Municipal, Secretário Tonhão assume que cometeu falha e equívoco

Secretário fez as declarações nesta segunda-feira (3) durante mais uma oitiva da Comissão de Desenvolvimento que apura possíveis irregularidades na cessão de área no Distrito Industrial

Por: Silvio Domingos

O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Antônio Carlos Empke Júnior prestou depoimento à Comissão de Desenvolvimento Econômico, Transporte e Sistema Viário que apura denúncia de possível favorecimento pessoal ao empresário Ademir Celis Gonçalves, que reivindica uma nova área de 77 mil m² no Distrito Industrial para sua empresa Silotrês Indústria e Comércio de Artefatos de Ferro Ltda.

O depoimento aconteceu na manhã desta segunda-feira (3) ao relator da comissão, o vereador Davis Martinelli Leal dos Santos (PROS) e ao membro Wellington Ricardo de Jesus (Cascão– PDT). O presidente da Comissão, vereador Adriano Cezar Rodrigues (sargento Rodrigues – PSC) , não acompanhou a fala de Tonhão, porque estava presidindo a CI (Comissão de Inquérito) sobre a denúncia de irregularidades na contratação emergencial da coleta e destinação de lixo, no mesmo horário.

O questionamento sobre o fato de ter algo construído na área, antes mesmo do projeto ser aprovado pela Câmara também incomodou o empresário Ademir durante o seu depoimento para a mesma comissão na última sexta-feira (30). Ele assumiu que elas não constam no layout do projeto apresentado e que faziam parte na área descrita no TAC (Termo de Ajuste de Conduta).

O empresário confirmou que tem interesse em empréstimos bancários e reaveria os recursos investidos nas obras que cairam em virtude de um forte vendaval, através do FCO (Fundo Constitucional do Centro-Oeste).

Ele não foi claro sobre as outras construções existentes na extensão da area complementar pretendida em contraste com o layout apresentado no projeto de lei.

Secretário também assumiu equívoco

O secretário Tonhão chegou a garantir que o empresário iria cumprir com a construção da Silotrês, durante uma entrevista na Rádio Caçula, quando a radialista Toninha Campos lhe fez a pergunta: Você garante que a empresa vai cumprir, já que fazem sete anos que ela não cumpriu? e ele respondeu afirmativamente.. Já na oitiva de hoje (03) corrigiu o que havia dito recuando e assumindo a sua falha direcionando que isso aconteceu no calor do momento da entrevista. : EU DISSE EU GARANTO, ENTAO NAQUELE MOMENTO EU ME EQUIVOQUEI.

No que se refere à amizade com Ademir, Tonhão garantiu apenas que conhece o empresário e que não é amigo íntimo. “Não vou na casa dele e ele não vai na minha. Sou uma pessoa pública e hoje estou secretário (licenciado do poder legislativo), mas o conheço sim porque fui vereador por 12 anos”. Ao finalizar, os vereadores deixaram claro que a oitiva, bem como, a apuração dos fatos, não tem cunho pessoal, sendo conduzida de forma técnica.

Tonhão afirmou que sabe da prerrogativa dos vereadores e que está à disposição para quaisquer esclarecimentos, seja sobre o projeto de doação e área ou qualquer outro assunto, pertinente ao seu cargo.

Apuração continua

Apesar do Projeto de Lei Nº 61 que autoriza o Poder Executivo a ceder em comodato, para posterior doação, da área à empresa Silotrês e de ter sido retirado da Câmara pelo prefeito Angelo Guerreiro – antes mesmo da sua votação em plenário – a Comissão decidiu continuar as investigações atendendo uma orientação do promotor Fernando Lanza, do Ministério Público Estadual, sob pena de omissão.

A Comissão foi designada pelo presidente da Câmara, André Bittencourt, para apurar os fatos, no dia 12 de junho deste ano.

A nova área pleiteada, via projeto de lei, tem 77.790 metros quadrados, previsão de investimento de R$ 40,5 milhões (sendo R$ 16 milhões de recursos de FCO e entre 10% a 15% de recursos próprios) com a geração de até 300 empregos, entre a primeira e a segunda fase. Até o momento o empresário não apresentou nenhum documento bancário garantido a pré-aprovação do crédito pleiteado, bastando apenas apresentar a área do investimento.

MP também está investigando

O Ministério Público do Estado do Mato Grosso do Sul decidiu intervir nesse processo e por meio da Portaria nº 09.2017,00001785-7, assinada pelo promotor de Justiça, Fernando Marcelo Peixoto Lanza, instaurou um procedimento administrativo para apurar toda a negociação que envolve essa doação.

O promotor cita ainda no seu documento enviado, que o empresário tem uma grande proximidade e afinidade, inclusive política, com o atual secretário de Desenvolvimento, Tonhão, o que torna a “doação” ainda mais suspeita, não descartando o devido favorecimento, já que esse mesmo empresário recebeu anateriormente uma área no distrito industrial e não cumpriu os compromissos assumidos e o terreno acabou sendo devolvido para o município.

Para Fernando Lanza também não é aceitável uma pessoa que na administração passada teve que devolver a área doada para o município, por nela nada fazer, se valha de uma pessoa próxima na Secretária de Desenvolvimento, para apresentar um outro projeto, sequer demonstrando a necessidade de tamanho espaço e, mais, suporte financeiro para a execução do que se pretende, já que ficará na dependência da aprovação de financiamento.

Durante depoimento na Comissão, o empresário disse que não tem nenhum documento da aprovação de obter financiamento apenas uma declaração verbal de seu gerente.


Secretário Tonhão demonstrava estar tenso durante depoimento à comissão.

Em oitiva anterior o empresário Ademir confirmou que as construções não constam no projeto apresentado mas disse que tinha conhecimento das suas existências.

Secretário também assumiu falhas e equívocos na documentação ao afirmar antecipadamente que o empresário iria cumprir com as exigências


Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Prefeitura realiza poda de árvores em ruas que receberão obras de recapeamento

Para garantir a segurança e a eficiência na execução dos serviços, será realizada a poda de correção de árvores que invadem a via.

SEDECT abre inscrições para comercialização de produtos no Dia de Finados

Neste ano a SEDECT reservou 20 espaços, que serão distribuídos no entorno do cemitério.

Com apoio da Prefeitura, Cine Petrobras chega a Três Lagoas

Projeto é aprovado pelo Ministério da Cultura e viabilizado pela Lei de Incentivo à Cultura, com patrocínio da Petrobras.