26.2 C
Três Lagoas
terça-feira, 1 de abril, 2025

TL cria Central de Regulação Hospitalar que passa a gerenciar leitos públicos da microrregião

Assim como a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) já faz com exames e cirurgias, agora passará a regular os leitos hospitalares públicos da microrregião que, de acordo com o Plano Diretor Regional (PDR), Três Lagoas é sede, atendendo a população local, bem como de Água Clara, Selvíria, Brasilândia, Santa Rita do Pardo e Bataguassu.

A Central de Regulação Hospitalar começa a operar, 24h por dia, nesta quinta-feira (09) na Rua Manoel Rodrigues Artez, 520 – Jardim Primaveril e atende pelo telefone (67) 3929 1863 e e-mail [email protected]. Para a secretária da pasta, Elaine Fúrio, isso é a realização de grande sonho.

“Isso era um grande anseio nosso enquanto gestores municipais de saúde, permitindo otimizar os resultados de regulação de acesso a porta de entrada nos hospitais referenciados de acordo com os serviços ofertados e a necessidade imediata da população, o que facilita muito todo o processo”, comentou.

Para a coordenadora geral, enfermeira Patrícia Gonçalves de Lima Cordeiro, a Central de Regulação Hospitalar vem para organizar o encaminhamento dos pacientes da Microrregião de Saúde de Três Lagoas para a unidade Hospitalar.

“Toda regulação do acesso é realizada através de um sistema extremamente completo e online que reúne as informações mais importantes em uma só plataforma, organizando o acesso aos serviços oferecidos, com base nos princípios de equidade e integralidade do SUS”, explicou Patrícia.

ATRIBUIÇÕES

De acordo com documento que justifica a criação da Central de Regulação Hospitalar, as atribuições do Complexo Regulador, conforme a Política Nacional de Regulação, é fazer a gestão da ocupação de leitos e agendas dos estabelecimentos de assistência à saúde, bem como absorver ou atuar de forma integrada aos processos autorizativos.

Além disso, o documento traz ainda que é de responsabilidade da Central efetivar o controle dos limites físicos e financeiros dispostos em arranjos regionais de pactuação, além de estabelecer e executar critérios de classificação de risco e executar a regulação médica do processo assistencial seja ambulatorial ou hospitalar.

MICROREGIÃO

Três Lagoas hoje é sede, pois o PDR dividiu o estado de Mato Grosso do Sul em 4 regiões de saúde e 11 microrregiões, sendo Três Lagoas uma dessas. Com isso, o Município tem uma gama de responsabilidades previstas nas normas e, uma delas, é regular sua capacidade instalada da rede própria ou de sua microrregião.

“Três Lagoas já o faz isso com os exames e consultas, mas ainda não fazia com os leitos hospitalares de sua rede contratualizada, o que ficava a cargo do governo do Estado de Mato Grosso do Sul”, enfatizou a diretora de Relações Institucionais da Saúde, Rosalba Maria do Nascimento.

Informações Assessoria de Comunicação

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Etapa municipal da Conferência Nacional do Meio Ambiente é concluída

A etapa municipal da 5ª Conferência Nacional do Meio Ambiente (5ª CNMA) foi concluída na última semana com consultas presenciais à população em 2.570...

ÚLTIMOS DIAS- Vagas para o Curso de Capacitação de Agente Voluntário em Defesa Civil estão acabando

Devido à grande procura, a Prefeitura de Três Lagoas, por meio da Defesa Civil, em parceria com a Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa...

PROCESSO SELETIVO UNIFICADO – Prefeitura convoca 20 candidatos para cargos da SEMEC

A Prefeitura de Três Lagoas, por meio da Secretaria Municipal de Gestão e Inovação (SGI), convocou, nesta terça-feira, dia 1º de abril, 20 candidatos...