A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) definiu, nesta sexta-feira (07), os confrontos da primeira fase da Copa do Brasil 2025, que contará com a participação de dois representantes de Mato Grosso do Sul: Operário e Dourados AC (DAC), finalistas do Campeonato Estadual de 2024. O sorteio, realizado na sede da entidade, estabeleceu os desafios iniciais para os clubes sul-mato-grossenses, que terão a vantagem de jogar como mandantes na fase inicial. A tabela completa com datas e horários dos jogos será divulgada nos próximos dias, com as partidas marcadas para os dias 19 e 26 de fevereiro.
Operário enfrenta Criciúma-SC em busca de classificação
O Operário foi o primeiro clube de Mato Grosso do Sul a ser sorteado e terá pela frente o Criciúma-SC, time que disputou a Série A do Campeonato Brasileiro em 2024, mas acabou rebaixado para a segunda divisão. O confronto promete ser equilibrado, já que o Galo busca repetir o desempenho positivo das últimas participações na competição. Nas duas edições anteriores, o Operário enfrentou o homônimo Operário de Ponta Grossa-PR, com uma classificação e uma eliminação.
Caso avance, o Operário terá pela frente, na segunda fase, o vencedor do duelo entre Grêmio Sampaio-RR e Remo-PA, jogando como visitante. A equipe sul-mato-grossense espera contar com o apoio da torcida no estádio para garantir uma vaga na próxima etapa.
DAC estreia na Copa do Brasil contra o Caxias-RS
![](https://www.radiocacula.com.br/wp-content/uploads/2025/02/cb-2-1024x683.jpg)
Em sua primeira participação na Copa do Brasil, o Dourados AC (DAC) terá um desafio à altura: enfrentará o Caxias-RS, time que disputou a Série C do Campeonato Brasileiro em 2024 e terminou na 15ª posição. O clube gaúcho, tradicional no futebol regional, será um teste importante para os douradenses, que buscam fazer história em sua estreia na competição nacional.
Se avançar, o DAC terá a vantagem de jogar a segunda fase como mandante, enfrentando o vencedor do confronto entre Águia de Marabá-PA e Fluminense. A expectativa é grande entre os torcedores, que esperam ver o time representando o estado com destaque na competição.
Novidades no regulamento
A Copa do Brasil 2025 traz uma mudança importante no regulamento: a partir desta edição, o time visitante não terá mais a vantagem do empate na primeira fase. Em caso de igualdade no placar após os 90 minutos, a classificação será definida diretamente na disputa de pênaltis, sem a necessidade de prorrogação. A medida visa agilizar o andamento da competição e aumentar a competitividade dos confrontos.
Copa do Brasil reúne 92 clubes em busca do título
A competição contará com a participação de 92 clubes, sendo que 80 times iniciam a disputa na primeira fase, formando 40 confrontos. Os 12 clubes previamente classificados entram na terceira fase, entre eles grandes nomes do futebol brasileiro como Botafogo, Flamengo, Palmeiras, Fortaleza, Internacional, São Paulo, Corinthians e Bahia, que garantiram vaga por sua participação na Libertadores de 2025. Outros clubes, como CRB-AL, Goiás-GO, Santos e Cruzeiro, também já têm suas vagas asseguradas devido a conquistas em competições regionais e nacionais.
Com informações Federação de Futebol de Mato Grosso do Sul