O assunto veio à tona depois que a Rússia recomendou a suspensão de exportação desses produtos
A ministra da agricultura Tereza Cristina (PP), em evento no IFMS (Instituto Federal de Mato Grosso do Sul) na tarde deste sábado (5), informou que navio russo embarcou ontem com fertilizantes para o Brasil e que, caso a guerra na Ucrânia interfira na comercialização do produto, o Canadá poderá ampliar seu fornecimento.
O assunto veio à tona depois que a Rússia recomendou a suspensão de exportação de fertilizantes, inclusive para o Brasil. “Ontem conversei com o embaixador brasileiro na Rússia e ele me disse que ontem mesmo saiu um navio para o Brasil”, contou.
Tereza Cristina disse que o País tem estoque e que a situação russa ainda não afetou o fluxo do produto, mas assentiu que se a guerra continuar e também as sanções, isso pode atrapalhar esse comércio, já que a Rússia e a Bielorrússia são os maiores fornecedores de uréia e potássio para o Brasil.
“Mas temos outras opções, tem fertilizantes chegando de outros países no Brasil. Eu mesma vou pro Canadá na próxima semana falar sobre potássio que também é um grande exportador pro Brasil”, sustentou a ministra, citando que precisa tentar uma exportação mais “robusta” por parte do Canadá.