Nesta segunda-feira, 12 de dezembro, conversamos com a terapeuta integrativa Cinara Donadio sobre a complexidade do suicídio e a importância da terapia no contexto dos relacionamentos.
Cinara explicou que o suicídio é um tema difícil e pesado de abordar, especialmente quando relacionado a relacionamentos. Ela destacou que muitas pessoas carregam dores e frustrações que acabam despejando em seus parceiros, transformando o que deveria ser uma parceria em uma relação de posse e dependência. “A pessoa muitas vezes carrega dores profundas de sua vivência e história, e o relacionamento se torna o ponto de ruptura”, comentou Cinara.
A terapeuta também mencionou que atende significativamente mais mulheres do que homens e atribui essa diferença à criação e cultura. “Os homens não foram ensinados a buscar ajuda quando precisam. Muitos acreditam que procurar ajuda terapêutica ou psicológica é um sinal de fraqueza”, explicou Cinara, ressaltando que essa crença cultural impede muitos homens de procurarem o suporte necessário.
Para aqueles que estão enfrentando grandes dores emocionais, Cinara aconselhou observar sinais como tristeza e isolamento e buscar ajuda médica, psicológica ou terapêutica. “Todo sentimento importa. Devemos nos observar, analisar e permitir sentir para direcionar nossos sentimentos”, disse a terapeuta, enfatizando a importância do autoconhecimento para um desenvolvimento saudável nas relações pessoais e profissionais.
Cinara deixou uma mensagem final, incentivando as pessoas a se conhecerem melhor e darem atenção aos seus sentimentos e pensamentos, como uma forma de contribuir para um Brasil e um mundo melhores.