Geral – 16/01/2012 – 16:01
É senso comum entre os vestibulandos da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) que as quatro horas diárias destinadas às provas da segunda fase são “curtas” para a complexidade do exame. O tempo médio para a resolução de cada uma das 24 questões é de dez minutos.
Júlia Bastian, 18 anos, tenta uma vaga em Medicina. Ela disse que se o exame tivesse um tempo extra entre 30 minutos e uma hora, faria a prova com mais qualidade. “No final, a gente sempre acaba correndo um pouco. Com mais tempo, daria para responder com uma melhor qualidade”, diz.
A prova da Unicamp representa o final de uma maratona para a vestibulanda, que se inscreveu ainda nos exames da Fundação Universitária para o Vestibular (Fuvest), Universidade Estadual Paulista (Unesp), Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), Federal de Santa Catarina (UFSC) e Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). “A essa altura a gente acaba sentindo um pouco de cansaço. Tive um ano com uma rotina forte de estudos e agora, entre uma prova e outra, aproveito para tentar descansar um pouco, para aliviar a cabeça”, declara.
Outra candidata que acha o tempo da prova apertado é Larissa Aquino, 19 anos. Segundo ela, a prova é corrida, já que dentro de cada uma das questões há várias respostas a serem dadas.
Larissa presta vestibular para Ciências Biológicas, tema da prova desta terça-feira. “No primeiro dia, quando tivemos de responder questões de português e matemática, a prova foi de um nível médio. Mas o desempenho fica um pouco comprometido por causa do tempo”, afirma.
André Köhn, 18 anos, diz que o segredo é acelerar já no início da prova, nas questões consideradas mais fáceis. Ele tenta uma vaga no curso de Engenharia Mecânica. “Na prova de ontem, matemática foi menos difícil do que eu imaginava”, disse. “O tempo apertou, mas não deixei de responder nada”, contou.
Provas
Nesta segunda-feira ocorre o segundo dia de provas da segunda fase do vestibular da Unicamp. Hoje os candidatos respondem às provas de ciências humanas e artes (18 questões) e de língua inglesa (6 questões). O Terra, em parceria com os professores do Sistema COC de Ensino, fará a correção online de todas as questões no final do dia.
O exame segue até amanhã em 20 cidades do País. No domingo, os candidatos responderam a 12 questões de língua portuguesa e literaturas da língua portuguesa e mais 12 de matemática. Na terça-feira, é a vez da prova de ciências da natureza (24 questões).
Fonte: G1