07/11/2013 – Atualizado em 07/11/2013
“Chuvisco, Chuva, Chuvarada…” será apresentado no FETEP – Festival de Teatro de Penápolis neste sábado
Por: Redação
O Grupo de Teatro Identidade de Três Lagoas/MS, vinculado à Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – UFMS e Prefeitura de Três Lagoas através do Departamento de Cultura, foi convidado para apresentar espetáculo infantil “Chuvisco, Chuva, Chuvarada…” no 13.º Festival de Teatro de Penápolis, FETEP, 2013, no dia 9 (nove) de novembro, sábado, as 14h, no Teatro Lúmine daquele município, que fica situado na Praça Dr. Carlos Sampaio Filho – centro de Penápolis/SP.
SOBRE O FESTIVAL
O 13.º FETEP será realizado entre de 08 (oito) a 16 (dezesseis) de novembro de 2013. O evento é uma realização da Prefeitura de Penápolis, através da Secretaria de Cultura e conta com a valiosa parceria do SESC Birigui e da Secretaria de Estado da Cultura.
O Festival terá diversas atrações, com a participação de 21 grupos; a maioria é do interior de São Paulo, mas há três companhias de fora do Estado. Na programação, foram contemplados gêneros e linguagens variadas, que vão da comédia ao drama, das montagens de palco italiano ao teatro de rua.
A abertura acontece nesta sexta-feira, 08/11, às 20h, na praça Dr. Carlos Sampaio Filho, com a peça “A Farsa do Advogado Pathelin”, do grupo Rosa dos Ventos, de Presidente Prudente/SP. Todo o acesso à programação é gratuito. Os espetáculos teatrais serão apresentados,em pontos diversos da cidade, para o público adulto e infantil. Paralelamente à mostra haverá também a realização de oficinas e workshops.
Através da idealização dos espetáculos do Grupo de Teatro Identidade de Três Lagoas, a comissão organizadora do 13.º FETEP, efetivou o convite ao grupo teatral, concretizando a ida da peça teatral ao município de Penápolis.
O ESPETÁCULO
O espetáculo infantil “Chuvisco, Chuva, Chuvarada…” é uma adaptação livre do texto “Eu chovo, tu choves, ele chove…” de Sylvia Orthof. O espetáculo faz chover boas sensações, com uma deliciosa e bem humorada percepção à liberdade, mostrando como um simples PINGO DE CHUVA pode subverter a ordem estabelecida e transformar a vida numa grande aventura. Um chuveiro mandão, uma sereia perua, uma ova muito prendada e um pingo de chuva atrapalhado.
Tudo pode acontecer neste mundo imaginário de um Chuvisco, que virar uma chuva, ou ainda uma chuvarada.
A direção do espetáculo é de Leandro Cazula, e o elenco é composto pelos atores e atrizes: Bruna Neto, Cesar Nogawa, Erick Victor, Guilherme Lemes, Jajá Ribeiro e Tatiana Mizobe. Os figurinos e maquiagem tem a concepção de Giovanni Piancelli Zanutto, que ainda conta com o apoio técnico de Jaqueline Higa, Emerson Matos e Samara Gobira.
A peça inicia-se com todos os Pingos de chuva cantando. O conflito se estabelece quando o Pingo precisa entregar a carta do Senhor Patrão Chuveiro para a Madame Sereia que mora no fundo da poça, onde é o mar. Pingo tem uma acompanhante em sua chuva, a Titia Nuvem. A poça fica no galinheiro onde mora a Dona Galinha d’Angola. Depois de chover na poça com a Tia Nuvem, Pingo chega ao fundo do mar, onde mora a Madame Sereia, que esta sempre reclamando da bagunça de seu reino e devido à organização da empregada Ova de Peixe. No desenrolar dos acontecimentos, há uma revolução entre a relação patrão-empregado, onde as ordens se invertem.

