31.3 C
Três Lagoas
sexta-feira, 4 de abril, 2025

TCE-MS suspende licitação de prefeitura de Selvíria

O Tribunal de Contas de Mato Grosso do Sul suspendeu o processo licitatório do município de Selvíria para o registro de preços para futura aquisição de medicamentos especializados, ao custo estimado de R$ 1.070.625. A decisão foi tomada depois que a Divisão de Fiscalização de Gestão de Saúde apontou possível irregularidade na apresentação de preços médios relativos aos produtos licitados, com valores significativamente superiores aos praticados por outros entes da Administração Pública.

Os dados técnicos apresentados pela equipe especializada evidenciam que o órgão licitante deixou de considerar, para a formação do preço médio da licitação, os valores por ele obtidos no Banco de Preços em Saúde, tendo levado a efeito, tão somente, os que foram apurados junto a empresas fornecedoras, elevando os preços médios finais apurados.

O comparativo feito pela equipe técnica, entre o valor unitário estimado pelo licitante e a média ponderada obtida no Banco de Preços em Saúde, toma como base apenas os preços de 9 (nove) produtos, do total de 156 (cento e cinquenta e seis) pretendidos e dos quais, apurou-se diferença a maior no montante de R$ 239.346,91 (duzentos e trinta e nove mil trezentos e quarenta e seis reais e noventa e um centavos) o que, segundo o levantamento técnico representa mais de 20% (vinte por cento) do valor total da licitação.

A decisão, publicada em edição extra do Diário Oficial do TCE-MS, aponta o não atendimento aos Princípios da Vantajosidade, Eficiência e da Economicidade, uma vez que, mesmo dispondo de dados técnicos que possibilitariam a escolha dos produtos com preços condizentes com a média praticada, os gestores optaram por considerar os de valores, significativamente, superiores cotados junto a empresas fornecedoras, o que acarretou a elevação da média final total dos preços.

Para acessar a íntegra da decisão no Diário Oficial clique aqui.

(Com Assessoria TCE-MS)

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Cassiano Maia sobre Três Lagoas: ‘Em 100 dias, arrumamos a casa, sem descanso’

Prefeito de Três Lagoas fala com exclusividade à Toninha Campos sobre os primeiros meses de gestão, reestruturação da folha, valorização dos servidores e os próximos passos para educação, saúde e infraestrutura.

Brasil se compromete a destinar 15% dos orçamentos para ações voltadas às pessoas com deficiência até 2028

O Brasil se comprometeu a destinar 15% dos orçamentos dos programas de desenvolvimento internacional para ações focadas nas pessoas com deficiência até 2028. A...

Brasil ocupa o 5º lugar em denúncias de abuso sexual infantil na internet, aponta relatório internacional

Em 2024, o Brasil ocupou o quinto lugar no ranking de países com mais denúncias de páginas que distribuíam conteúdos de abuso sexual infantil,...