24.6 C
Três Lagoas
sábado, 14 de dezembro, 2024

Suzano reafirma compromisso com o combate à violência contra a mulher em parceria com o TJMS

Nesta semana, companhia aderiu à campanha #TodosPorElas, do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJMS), reforçando as iniciativas de conscientização dos(as) colaboradores(as). 

A Suzano, maior produtora mundial de celulose e referência global na fabricação de bioprodutos desenvolvidos a partir de árvores plantadas de eucalipto, reafirmou nesta semana o compromisso público de promover a igualdade de gênero em Mato Grosso do Sul ao aderir à campanha #TodosPorElas. O termo de parceria assinado no início desta semana com Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJMS) na Unidade Ribas do Rio Pardo (MS) visa fortalecer as ações de conscientização e apoio às vítimas de violência doméstica no estado.

Para Leonardo Mendonça Pimenta, diretor executivo de Operações Industriais da Suzano em Ribas do Rio Pardo, combater a violência contra a mulher é essencial para a promoção da igualdade de gênero e está diretamente relacionado aos compromissos da Suzano. “Acreditamos que uma sociedade justa se constrói tendo como base o respeito aos direitos básicos de todas as pessoas, principalmente das mulheres e crianças, e aderir à campanha #Todos por Elas vem ao encontro dessa luta por uma sociedade menos desigual. É por isso que a promoção da equidade de oportunidades faz parte das metas de longo prazo da companhia como, por exemplo, de retirar famílias da linha da pobreza”, destaca.

A parceria com a Suzano nas ações de combate à violência contra mulheres, crianças e adolescentes também foi destacada pela desembargadora Jaceguara Dantas. “Ter uma multinacional como a Suzano, uma das maiores do país, apoiando essa campanha é muito significativo, pois mostra a preocupação que eles têm com estes temas que impactam a sociedade como um todo e, mais do que isso, são ações concretas que realmente alcançam resultados”, afirma, acrescentando: “A violência contra a mulher é uma questão que afeta todo o mundo. Nós não podemos normalizar a violência, muito menos o feminicídio, que é a forma mais grave da violência doméstica e que tira o bem mais importante que nós temos, a vida”.

De acordo com Rodrigo Zagonel, diretor de Operações Florestais da Suzano em Ribas do Rio Pardo, a adesão da Suzano à campanha é mais uma oportunidade de fazer a diferença para a transformação social local. “A promoção da equidade de gênero e o respeito aos direitos fundamentais das pessoas permeiam todas as nossas operações, tanto que temos um programa específico chamado Agente do Bem voltado somente para a conscientização do nosso time. Na Suzano, temos um direcionador que diz que ‘só é bom para nós, se for bom para o mundo’ e aderir a esta campanha do Poder Judiciário em prol do combate à violência contra mulheres é colaborar para a construção de um futuro melhor, e mais seguro, para nosso time de colaboradoras, para as famílias dos nossos colaboradores e para a sociedade como um todo”, reforça.

Cooperação estratégica

Desde 2022, a Suzano e o TJMS têm um acordo de cooperação que desenvolveu uma colaboração estratégica para atuar preventivamente em temas que envolvem a violência contra a mulher, crianças e adolescentes. Essas iniciativas resultaram em mais de 87,2 mil interações realizadas e 1,1 mil ações desenvolvidas no combate à violência, das quais mais de 430 focaram na violência contra a mulher.

Por meio da peça teatral “Vozes”, a campanha #TodosPorElas já vinha sendo divulgada nas unidades da Suzano em Mato Grosso do Sul. Ao longo de 2024, a ação contou com 17 apresentações na empresa, sensibilizando mais de 4 mil colaboradores. Com a ação de capacitação realizada nesta semana, cerca de 200 colaboradoras da Suzano foram apresentadas à ferramenta de medidas protetivas online e receberam orientações sobre o uso da plataforma ConectaJus Mulher, além de informações sobre canais de denúncia, como o Ligue 180.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Motorista invade contramão e causa grave acidente no Anel Viário de Três Lagoas

Impacto deixou dois feridos, onde condutor do veículo foi preso após falhar em teste do bafômetro.

Mulher fica ferida após marido jogar bicicleta durante discussão no Santa Luzia

Vítima foi socorrida pelo SAMU. Já suspeito fugiu e ainda não foi localizado pela polícia.

MS reforça prevenção em Dia D Nacional de mobilização contra a dengue

Essas ações, alinhadas a critérios técnicos e epidemiológicos, têm fortalecido a capacidade dos municípios em enfrentar as arboviroses.