Curso conta com 24 motoristas mulheres e as inscrições para a segunda turma já estão abertas em Três Lagoas; as motoristas que concluírem a formação receberão, além do certificado, uma gratificação de R$ 1,4 mil.
Com objetivo de qualificar profissionais do transporte, principalmente, mulheres, a Suzano, maior produtora mundial de celulose e referência global na fabricação de bioprodutos desenvolvidos a partir de árvores plantadas de eucalipto, e o SEST SENAT promoveram, na segunda-feira ,22, a aula inaugural da primeira turma do Programa Escola de Motoristas Profissionais em Três Lagoas, 100% feminina. A turma é composta por 24 motoristas mulheres que serão capacitadas para atuarem no setor de logística florestal e a expectativa é que 150 profissionais sejam qualificados(as) por meio do programa até julho de 2025.
De acordo com Gustavo Henning, gerente de Logística Florestal da Unidade Três Lagoas da Suzano, a iniciativa visa contribuir para o desenvolvimento socioeconômico e promoção da igualdade de gênero no setor de logística da região. “A iniciativa Escola de Motoristas Profissionais vem ao encontro do compromisso da Suzano de contribuir, por meio da qualificação profissional, com o aumento da empregabilidade e, principalmente, com a promoção da equidade de oportunidades no setor de logística florestal. Por isso, é com muito orgulho que iniciamos a primeira turma do programa composta exclusivamente por mulheres e a nossa expectativa é que essas alunas sejam inspiração a outras. Dessa forma, alcançaremos cada vez mais diversidade neste setor”, destaca o gerente.
A formação tem duração média de um mês e meio, dividida entre aulas teóricas e práticas. Nesse período, as alunas terão acesso a temas como: comportamento, segurança, relacionamento interpessoal, legislação, noções de primeiros socorros, respeito ao meio ambiente e prevenção de incêndios e movimentação de cargas. O curso também prevê aulas utilizando simulador de direção e aulas práticas de direção segura. Após o término da formação, as alunas aprovadas receberão, além da certificação do SEST SENAT, uma gratificação de R$ 1,4 mil.
Para Thalis Maciel, coordenador de desenvolvimento profissional do SEST SENAT de Três Lagoas, o programa também visa contribuir para atender a demanda por profissionais qualificados(as) no mercado. “Mato Grosso do Sul está em um processo de desenvolvimento acelerado e, com isso, existe uma alta demanda por profissionais no setor de logística, com foco principalmente, no setor florestal. O nosso objetivo é, por meio de parcerias como essa com a Suzano, assegurar que os(as) profissionais estejam qualificados(as) para aproveitarem essas oportunidades existentes e que deverão continuar surgindo nos próximos anos”, completa.
Visando atender a essa demanda do mercado, já estão abertas as inscrições para a segunda turma do Escola de Motoristas. Na segunda fase, também serão 24 vagas disponibilizadas para todas as pessoas interessadas. Para participar, as pessoas interessadas precisam: ter, no mínimo, 21 anos completos na data de inscrição; saber ler e escrever; possuir Cadastro de Pessoa Física (CPF); possuir CNH (Carteira Nacional de Habilitação) na categoria “D” ou “E” e que esteja em situação válida; não ter cometido infração grave ou gravíssima nos últimos 12 meses e residir em Três Lagoas e região.
“Como nosso objetivo é promover a igualdade, as vagas para essa turma e as próximas continuam sendo preferencialmente para mulheres, mas estão abertas para todas as pessoas interessadas desde que atendam aos pré-requisitos do programa”, completa Gustavo Henning.
A segunda turma está prevista para ser iniciada em setembro. As inscrições já podem ser feitas presencialmente, na sede do SEST SENAT de Três Lagoas, na Av. Júlio Ferreira Xavier, 2640, bairro Jardim Alvorada, em horário comercial (das 8h às 17h). Dúvidas, pré-cadastro e mais informações sobre o programa Escola de Motoristas Profissionais SEST SENAT – Suzano podem ser obtidas pelo telefone (67) 2105-5300 ou pelo e-mail [email protected].