Com 74% de mulheres, programa visa ampliar as oportunidades para jovens em situação de vulnerabilidade socioeconômica por meio da formação profissional.
A Suzano, líder mundial na produção de celulose e referência global na fabricação de bioprodutos a partir do eucalipto, realizou, na última quinta-feira (20/02), a formatura da terceira turma do Programa Formare, em Três Lagoas. O evento, que ocorreu no Auditório Francisco Valério, foi marcado pela entrega do certificado de conclusão do curso de Operador(a) de Processo de Produção para 19 jovens, sendo 14 mulheres e 5 homens. Dos formandos(as), 47% já estão inseridos no mercado de trabalho, com 37% contratados diretamente pela Suzano por meio de programas de estágio da companhia.
“A Suzano tem um compromisso público de contribuir com o desenvolvimento socioeconômico das regiões onde atua e acredita que a Educação é uma das principais ferramentas que temos para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária. Por isso, é com muito orgulho que celebramos a conclusão de mais uma turma do Formare em Três Lagoas. Ao auxiliarmos na formação profissional desses jovens, estamos possibilitando que eles e elas cheguem à idade adulta com maiores chances de conseguirem boas colocações no mercado de trabalho e, principalmente, que sigam no processo de desenvolvimento profissional e educacional”, destaca Eduardo Ferraz, diretor de Operações Industriais da Suzano em Mato Grosso do Sul.
O Formare, uma parceria entre o Programa Voluntariar da Suzano e a Fundação Iochpe, tem como objetivo capacitar jovens em situação de vulnerabilidade socioeconômica para o mercado de trabalho. Nesta terceira turma, 74% dos formandos são mulheres, 70% são pessoas pretas e pardas e 45% vêm de contextos de vulnerabilidade econômica, reafirmando o compromisso da Suzano com a promoção da diversidade, igualdade e da equidade no mercado de trabalho.
“O Formare está diretamente alinhado com um dos nossos direcionadores de cultura que diz que ‘só é bom para nós se for bom para o mundo’. Vemos neste programa uma oportunidade de fortalecer esta missão e um pilar importante no fomento à educação e na promoção da inclusão de jovens no mercado de trabalho”, reforça Daiana de Lira, coordenadora de Recursos Humanos – Estratégia de Aprendizagem da Suzano.
A trajetória de Camila Martins dos Santos, 20 anos, exemplifica a força transformadora do Formare na vida dos participantes. Contratada como estagiária técnica na área de Secagem da Suzano, Camila viu seu esforço ser reconhecido e sua realidade profissional mudar. “Quando recebi a notícia da contratação, foi uma alegria imensa. Saber que meu trabalho foi valorizado significou muito para mim. Para os jovens que desejam ingressar no Formare, meu conselho é: aproveitem cada momento, sejam profissionais e nunca hesitem em perguntar. Cada etapa do programa é uma oportunidade única para aprender e crescer”, destaca a jovem.
Outro exemplo de sucesso é José Victor Depetriz dos Santos, também de 20 anos. Antes de ingressar no programa, ele tinha pouca experiência profissional, mas hoje enxerga o futuro com mais clareza e segurança. “O Formare me proporcionou uma nova visão e abriu portas para diversas possibilidades. Aprendi que ser gentil, dedicado e manter o foco faz toda a diferença. O Formare não é apenas um curso, é uma experiência que transforma vidas”, afirma José Victor.
Programa
Com mais de 900 jovens qualificados, a Suzano é uma das empresas com maior número de Escolas Formare no Brasil. O programa é realizado nas unidades de Suzano (SP), Mucuri (BA), Imperatriz (MA), Aracruz (ES) e Três Lagoas (MS).
Em Mato Grosso do Sul, a iniciativa teve início em 2021. Desde então, foram 56 jovens formados, sendo que 19 foram inseridos(as) no mercado de trabalho após a conclusão do curso; 13 deles na própria Suzano. Neste mês, teve início a formação da quarta turma, com mais 20 jovens em formação.