O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) informou que a suspensão da ajuda financeira dos Estados Unidos não afetará diretamente o combate aos incêndios florestais no Brasil. A decisão do presidente Donald Trump de suspender, por 90 dias, toda assistência internacional visa avaliar a eficiência programática e a coerência com a política externa dos EUA.
O Programa de Manejo Florestal e Prevenção de Incêndios, financiado pelo governo norte-americano, é realizado pelo Serviço Florestal dos EUA em parceria com o Ibama e outras instituições brasileiras. A suspensão da ajuda gera prejuízos técnicos devido à interrupção de algumas ações que poderiam contribuir para a reestruturação das instituições brasileiras.
Atividades e reuniões programadas estão sendo avaliadas pelas instituições participantes do programa. O Ibama destacou que as ações de prevenção e combate aos incêndios florestais no Brasil são financiadas com recursos do orçamento da União e não dependem de ajuda externa.