23.1 C
Três Lagoas
quarta-feira, 27 de novembro, 2024

SUS: 32 anos de saúde pública universal e igualitária a todos

A eliminação de doenças e proteção dos brasileiros por meio da vacinação é uma das principais conquistas do Sistema Único de Saúde

Nessa segunda-feira (19), o Brasil comemorou os 32 anos de um sistema de saúde pública universal e igualitária para todos os brasileiros. O que antes era um serviço para poucos e de responsabilidade federal, em 1988, passou a ser descentralizado e de gestão compartilhada entre União, estados e municípios, com a instituição do Sistema Único de Saúde (SUS).

“O Brasil tem um dos maiores sistemas de saúde de acesso universal do mundo. Há 3 décadas, o SUS dá todo o suporte necessário a quem precisa de ajuda, de graça, por meio dos Centros de Atenção Psicossocial, Unidades de Saúde, UPAs 24h, SAMU 192 e hospitais”, destacou o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga.

Comemoração com campanha vacinal

No dia do aniversário do Sistema Único de Saúde (SUS), as crianças e adolescentes de São José da Lagoa Tapada (PB) puderam se vacinar contra a poliomielite e outras doenças, como sarampo, caxumba e rubéola. A eliminação de doenças e proteção dos brasileiros por meio da vacinação é uma das principais conquistas da história do SUS.

Constituição de 1988

Foi a Constituição Federal de 1988 que consagrou a saúde como direito de todos e dever do Estado. Dois anos depois, em 1990, a Lei nº 8.080 regulamentou o Sistema Público de Saúde em todo território nacional. O SUS não é simplesmente um serviço médico-hospitalar, ele também é uma política pública que promove serviços como prevenção, vacinação e controle das doenças, além de atuar na assistência farmacêutica, educação, promoção e gestão da Saúde.

Para que todos tenham assistência garantida, o SUS se baseia em três princípios. A universalização: em que a saúde é um direito de cidadania de todas as pessoas e dever do Estado. Depois, a equidade. O objetivo desse princípio é diminuir desigualdades e garantir que todos tenham acesso aos mesmos serviços. Em terceiro, vem a integralidade, princípio que considera as pessoas como um todo, atendendo a todas as suas necessidades.

Composição do SUS

União – a gestão federal da saúde é realizada por meio do Ministério da Saúde e o governo federal é o principal financiador da rede pública de saúde. É neste âmbito que são formuladas as políticas nacionais de saúde que são pactuadas e executadas em parceria com estados e municípios. É também a instância federal que tem a função de planejar, elaborar normas, avaliar e utilizar instrumentos para o controle do SUS.

Estados e Distrito Federal – os estados possuem secretarias específicas para a gestão de saúde. O gestor estadual também deve aplicar recursos próprios, inclusive nos municípios, e os investimentos repassados pela União. Ele coordena e planeja o SUS em nível estadual, respeitando a normatização federal. Os gestores estaduais são responsáveis pela organização do atendimento à saúde em seu território.

Municípios – são eles os responsáveis pela execução das ações e serviços de saúde no âmbito do seu território. O gestor municipal deve aplicar recursos próprios e os repassados pela União e pelo estado. O município formula suas próprias políticas de saúde e também é um dos parceiros para a aplicação de políticas nacionais e estaduais de saúde. Ele coordena e planeja o SUS em nível municipal, respeitando a normatização federal.

Avanços do SUS

Diante da maior emergência sanitária da história mundial, a pandemia de Covid-19, o SUS passou por uma grande reestruturação e teve fortalecida a vigilância epidemiológica. O Brasil passou a produzir imunizantes com Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA) nacional, o que garantiu o processo de incorporação tecnológica, conferindo autossuficiência na produção nacional.

Com informações do Ministério da Saúde

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

5 novas máquinas caça-níqueis que farão sucesso em 2024

Quanto mais popular for a máquina slot PG Soft suave, maiores serão as chances de ganhar, mas é difícil concordar com isto, uma vez...

“Ainda estou aqui”: Filme bate recorde e se torna o mais assistido no Brasil

O longa-metragem Ainda Estou Aqui, dirigido por Walter Salles, segue quebrando recordes de bilheteira no Brasil. Nesta semana, o filme ultrapassou Wicked e se...

MS propõe mudanças no concurso para Policial Civil com novas etapas e responsabilidades

O ingresso na carreira de Policial Civil em Mato Grosso do Sul poderá passar a ter novas regras, conforme o Projeto de Lei Complementar...