O Ano-Novo Lunar, celebrado principalmente na China, acontece nesta quarta-feira (29). A data é cercada de superstições e rituais, com um dos mais comentados nas redes sociais nos últimos dias sendo a recomendação de não lavar o cabelo.
Proibição de lavar o cabelo
Não é aconselhado lavar o cabelo no Ano-Novo Lunar, e em algumas tradições mais rigorosas, nem tomar banho ou lavar roupas no primeiro dia do Ano Novo chinês. Esta prática está ligada ao “Deus da Água”, cujo nascimento é simbolizado pelo primeiro e segundo dia do ano lunar, segundo o Instituto Confúcio da Universidade de Edimburgo. Acredita-se que usar água nestes dias desrespeita a divindade e pode trazer azar, já que lavar o cabelo é visto como lavar a sorte, impactando negativamente o restante do ano.
Outras tradições do Ano-Novo Lunar
Diversas outras tradições são seguidas durante o Ano-Novo chinês. De acordo com o Instituto Confúcio, os chineses praticam ou evitam os seguintes rituais:
- Não varrer o chão nem tirar o lixo: Fazer isso levaria a sorte embora.
- Evitar comer mingau: Historicamente, mingau era comida de famílias pobres. Para atrair riqueza, mingau é evitado.
- Não apressar alguém a sair da cama: Pressionar alguém na primeira manhã do ano significa que a pessoa será apressada o ano inteiro.
- Não cumprimentar quem ainda está na cama: Isso pode fazer com que a pessoa fique doente ao longo do ano.
- Evitar usar agulhas, facas ou tesouras: Esses itens podem causar ferimentos e sangue é considerado um mau presságio.
- Não tirar uma soneca à tarde: Cochilar no Dia de Ano-Novo indica preguiça no próximo ano.
- Mulheres casadas não devem visitar a casa dos pais: Elas só podem ir lá no segundo ou terceiro dia.
- Dinheiro como presente deve ser em valores pares: Números pares são considerados auspiciosos.
- Reverência aos mais velhos: A mão esquerda deve cobrir o punho direito, pois a postura oposta é usada para mostrar respeito aos falecidos.
O que é o Ano Novo Lunar chinês?
O Ano Novo Lunar, também conhecido como Ano-Novo Chinês, segue o calendário lunissolar, que combina ciclos da Lua e do Sol. Diferente do calendário gregoriano usado no Ocidente, a data do Ano-Novo Chinês varia a cada ano, geralmente entre 21 de janeiro e 20 de fevereiro.
Com informações Uol