31.6 C
Três Lagoas
quinta-feira, 28 de novembro, 2024

SMS oferece vacina meningocócica C para crianças de até 10 anos e profissionais da saúde

Três Lagoas (MS) – A Prefeitura de Três Lagoas, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e Coordenação de Imunização, disponibiliza a vacina contra a meningite C (Meningocócica C) para crianças de até 10 anos, não vacinadas anteriormente, e profissionais de saúde da cidade.

De acordo com o comunicado emitido pela Coordenação-Geral do Programa Nacional de Imunizações (CGPNI) do Ministério da Saúde a adoção desta medida tem como objetivo aumentar a proteção contra a doença meningocócica, evitando a ocorrência de surtos da doença, hospitalizações, sequelas, tratamentos de reabilitação e óbitos, em especial quando do retorno às aulas presenciais.

O comunicado ressalta, ainda, que a medida é necessária diante do cenário de baixas coberturas vacinais, observadas a partir de 2016, situação que se agravou a partir de 2020 com a pandemia da covid-19, e a falta de atualização do Calendário de Vacinação.

Crianças até 10 anos

A CGPNI considera a necessidade de buscar as crianças e os adolescentes até 10 anos, 11 meses e 29 dias de idade, não vacinadas com a vacina meningocócica C (Conjugada), dada a relevância da vacinação neste grupo etário.

O imunizante meningocócico C (Conjugada) foi implantado na rotina de vacinação da criança em 2010. Esta vacina encontra-se disponibilizada no Calendário Nacional de Vacinação no esquema primário de duas doses, aos 3 e 5 meses de vida, e uma dose de reforço, preferencialmente, aos 12 meses de idade. As crianças que por algum motivo perderam a oportunidade de receber a vacina nas idades indicadas, poderão ser vacinadas nesta campanha.

Profissionais da Saúde

A vacinação dos trabalhadores da saúde contra o sorogrupo C, com esquema de uma dose, é recomendada pela CGPNI, considerando a gravidade e a letalidade da doença, independentemente da idade. A vacina não é recomendada para gestantes e lactantes.

Onde se Vacinar

Os imunizantes já estão disponíveis nas Unidades de Saúde de segunda a sexta-feira das 8h às 16h30 nas Unidades de Saúde e das 8h às 18h nas USF Saúde na hora (Santo André, Atenas, Santa Rita, Vila Haro, Paranapungá, Jardim Maristela, Vila Piloto, Interlagos, São Carlos e Vila Nova).

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Documentos em áudio para deficientes visuais são aprovados no Senado

A Comissão de Direitos Humanos (CDH) do Senado Federal aprovou nesta quarta-feira (27) o projeto de lei (PL 2.750/2021), que visa tornar os documentos...

MS registra 16.012 casos confirmados de dengue em boletim

Segundo o documento, 30 óbitos foram confirmados em decorrência da doença e outros 17 estão em investigação.

Prefeitura reforça a importância da vacinação contra a dengue

A imunização ajuda a prevenir a infecção pelos quatro sorotipos do vírus e a reduzir a gravidade dos casos, especialmente em pessoas que já foram expostas ao vírus.