O Sistema Prisional de Mato Grosso do Sul está recebendo a implementação de mais oficinas laborais que garantem ocupação produtiva e qualificação profissional para reeducandos e reeducandas. Essa ação faz parte da “Política de Trabalho e Qualificação Profissional no Sistema Prisional”, desenvolvida pela Senappen (Secretaria Nacional de Políticas Penais).
As oficinas abrangem diversas áreas, como:
- Confecção em malharia: com 27 máquinas de diferentes modelos já recebidas pela Agepen;
- Marcenaria e serralheria: com maquinários a serem definidos pela Senappen;
- Produção de absorventes: com quatro oficinas previstas, inicialmente nas unidades prisionais femininas;
- Fabricação de artefatos em concreto: com o projeto Cidade Digna.
O objetivo é iniciar as atividades das oficinas ainda no primeiro semestre de 2025, promovendo qualificação profissional, geração de renda e prestação de serviços à sociedade. A Senappen pretende implementar 316 oficinas de trabalho no sistema penitenciário brasileiro ainda em 2025, incluindo Mato Grosso do Sul.
Essas iniciativas têm um objetivo em comum: capacitar os detentos, estimular a produção de itens com mão de obra carcerária, promover geração de renda e oferecer serviços essenciais à sociedade. Com a ampliação dessas oficinas, espera-se que cada vez mais detentos tenham oportunidades reais de reintegração social, contribuindo para a redução da reincidência criminal e o fortalecimento de políticas públicas voltadas à ressocialização.
Com informações Agepen/MS