23.7 C
Três Lagoas
segunda-feira, 28 de outubro, 2024

Sintricom fala a respeito da especulação de vagas de emprego em Três Lagoas

08/07/2015 – Atualizado em 08/07/2015

Por: Ana Carolina Kozara

Na manhã desta quarta-feira (8) a reportagem da Rádio Caçula conversou com o coordenador do Sintricom (Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção Civil, Mobiliária e Montagem) de Três Lagoas (MS) com o intuito de apurar a denúncia de especulação de vagas de trabalho para as obras de ampliação das empresas Fíbria e Eldorado na cidade, denuncia recebida e publicada nesta segunda-feira (6).

O coordenador Dilermando nos contou que a informação procede e que o sindicato está muito preocupado com a situação, já que a especulação de que hoje existe a promessa de que na cidade existe mais de mil vagas abertas e no momento, somente no sindicato mais de 5 mil currículos estão cadastrados, aguardando uma colocação.

A principal preocupação é que a obra está na fase de terraplanagem e nesta fase, em especifico, são contratados operadores e motoristas e que a falta de informação dos cargos oferecidos no momento atrai trabalhadores de outras áreas da construção civil e montagem, que estão organizando caravanas vindas de diversas regiões do país e que acabam ficando desempregados e a merce da sorte na cidade.

Só nesta semana o sindicato recebeu a informação de que 4 carros vindos de Dourados e mais alguns de Navirai vieram para a cidade em busca deste sonho.

O coordenador nos contou que o sindicato prestou apoio a cerca de nove pessoas que não tinham mais condições de sobreviver na cidade, além disso a assistência social da cidade já realizou a doação de diversas cestas básica para pessoas nesta mesma situação que vem para a cidade na busca de uma colocação e acabam vivendo um pesadelo.

Dilermando disse que o sindicato acredita que esta divulgação e atração de pessoal é uma jogada das empreiteiras para aumentar a procura pelas vagas de trabalho e assim consequentemente diminuir os salários oferecidos.

O sindicato ainda relembra a movimentação da construção da empresa Eldorado , que tinha 10 mil trabalhadores mas em contrapartida existia mais 5 mil que vieram atraídos pela oferta e acabaram desempregados o que aumentou a taxa de criminalidade de cidade e desta vez a tendência é que este problema seja pior já que temos duas grandes empresas realizando obras de expansão.

Até o momento o sindicato recebeu mais de 5 mil curriculos de trabalhadores que já estão em Três Lagoas e aguardam a oportunidade de emprego nas obras da Fíbria e Eldorado.

O Sintricom acredita que até o final do ano a obra da Eldorado irá empregar cerca de 5 mil trabalhadores da construção civil, já a Fíbria que está com o projeto um pouco mais atrasado irá abrir cerca de 3 mil vagas, sendo que todas estas contratações serão realizadas a partir de empresas terceirizadas.

Apesar da oportunidade de emprego para cerca de 8 mil trabalhadores, com a divulgação em massa das vagas de emprego com promessa de altos salários, irá atrair muito mais trabalhadores que a demanda pode absorver gerando uma serie de problemas sociais para Três Lagoas

Os dirigentes do sindicato realizaram reuniões no sentido de regularizar as contratações nas obras para que estas deem prioridade para trabalhadores que já estejam fixados na cidade e já ganhou na convenção coletiva a determinação de que 60% do efetivo seja do estado do Mato Grosso do Sul, porem cabe ao empregadores cumprirem esta regulamentação.

Até o momento o sindicato conseguiu encaminhar para as empreiteiras 120 ajudantes de pedreiro, 40 pedreiros, 40 carpinteiros e 40 armadores que estão sendo chamados aos poucos para iniciar as obras dos barracões administrativos.

Dilermando, coordenador do Sintricom, em frente a mais de 5 mil currículos aguardando uma colocação profissional

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Idosos comemoram inauguração da nova piscina aquecida do Tia Nega

Os eventos incluem churrasco e música ao vivo, criando um ambiente festivo e acolhedor. Hoje, recebemos a presença de três CRAS, proporcionando um momento de socialização e alegria para a comunidade.

Fios elétricos da casa de bombas do piscinão do Jardim Cangalha são furtados

Conforme a pasta, foram furtados os fios do relógio e o padrão de energia das bombas d’água e a caixa do padrão foi quebrada, comprometendo o funcionamento adequado do sistema de drenagem na região.

Atleta da SEJUVEL é convocada para representar a seleção brasileira de atletismo

Entre seus principais títulos estão o Campeonato Brasileiro Sub-18 de 2023 e a conquista nos Jogos da Juventude de 2023.