25/04/2016 – Atualizado em 25/04/2016
Sindicato do Comércio Varejista fala sobre expectativas para o Dia das Mães
O comércio deve movimentar um montante superior a 7,6 milhões de reais com presentes de dia das mães.
Por: Neto/Redação
No Programa Linha Direta com a Notícia, Romeu de Campos Júnior entrevistou Sueide da Silva Torres, Presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Três Lagoas (MS), para falar sobre os preparativos e as expectativas de vendas para o dia das Mães
A importância do dia das Mães para o comércio? A data está entre as três ocasiões que aumenta consideravelmente as vendas, na atual situação do país a melhor alternativa é a criatividade e o diferencial no atendimento, o cliente atual é muito seletivo, antes de adquirir determinado produto ele visita mais de um estabelecimento comercial e, certamente retornará no local onde foi bem atendido.
“O comércio vive uma situação de seleção e redução de custos na aquisição de mercadorias, visto o capital de giro reduzido, a compra de presentes para o dia das mães também é de menor valor e mais diversificado, o presente pode variar de uma sandália ou de um refrigerador” disse ele.
Formas de pagamento? A tradicional caderneta ou boleto bancário está sendo substituído por cartões de débito ou crédito e, principalmente pelo pagamento à vista, onde o consumidor pode negociar descontos com o comerciante.
Horário de funcionamento do comércio para o dia das Mães Já foi acertado em convenção trabalhista que na semana que antecede a data, o horário de funcionamento do comércio será normal, 08h às 18h,, e somente no sábado que antecede o dia das mães, o comércio abrirá no período das 08h às 18h.
O comerciante pode optar em abrir seu comércio fora do horário normal? Sim, ele tem total liberdade para abrir ou fechar seu comércio mesmo que em outras datas,, bastando comunicar ao órgão responsável na administração municipal, e, caso tenha funcionários nesses horários, basta comunicar o sindicato representativo.
NÚMEROS DA PESQUISA REALIZADA PELA FECOMÉRCIO PARA O DIA DAS MÃES EM TRÊS LAGOAS
A Federação do Comércio Varejista divulgou os resultados da pesquisa realizada com 200 entrevistados em Três Lagoas, no período de 08 a 18 de fevereiro de 2016, com aplicação de 26 questões, sendo 3 abertas e 23 fechadas (respostas múltiplas e únicas).
Quanto à situação financeira comparada ao ano passado 64,5% da população acredita estar igual, 29%, julgam que estar melhor e 6,5% diz estar pior.
Em Três Lagoas 83% da população economicamente ativa deve ir às compras e 3% ainda está indecisa.
O comércio deve movimentar um montante superior a 7,6 milhões de reais com presentes de dia das mães.
Perfil do comprador
Para auxiliar o comerciante com informações úteis para aumentar suas vendas, é muito importante que o comerciante e o vendedor entendam qual é o perfil de quem vai às compras, ou seja, do potencial do seu cliente.
Ainda segundo dados da pesquisa, o cliente em Três Lagoas têm o seguinte perfil:
São majoritariamente homens (58,4%) jovens, entre 18 e 29 anos (35,5%), quanto ao grau de escolaridade (36,1%) tem ensino superior incompleto e são assalariadas (56,6%).
Possuem em sua maioria renda renda familiar de 1 a 3 salários mínimos (31,9%) e acima de 10 salários mínimos (30,1%) e famílias de 3 pessoas (41%).
A maioria das compradoras comprará apenas um presente (53%) e presenteará a mãe (45,1%).
Ainda pode concluir nessa pesquisa que 91% dos potenciais compradores farão pesquisa de preço e em sua maioria presentearão com calçados (18,5%). Quanto ao local de compras, deverão fazer, na maioria compras em lojas do centro (59%).
Os potenciais compradores devem gastar, até R$100,00 (41,6%) e de R$101,00 a R$200,00 (41,6%) a maioria vai pagar à vista, em dinheiro (50%).
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