A região do Bolsão, em Mato Grosso do Sul, está se destacando como um polo de desenvolvimento profissional e pessoal, impulsionado pelo curso de Tecnólogo em Silvicultura da UEMS, em parceria com as prefeituras de Água Clara e Ribas do Rio Pardo, e as empresas MS Florestal e Suzano. O curso, que tem como foco a capacitação prática e de nível superior, é uma raridade no Brasil, com apenas outros três semelhantes no interior de São Paulo e Espírito Santo.
O professor Allan Motta Couto, coordenador do curso, destaca que a maioria dos alunos é composta por mulheres que já trabalham no setor florestal, principalmente em viveiros de mudas. Com duração de dois anos e meio, o curso é oferecido nas cidades de Água Clara e Ribas do Rio Pardo, com infraestrutura moderna e logística eficiente. A parceria entre as empresas e as prefeituras tem sido crucial para viabilizar a formação técnica.
Entre as participantes, estão mulheres como Luzia Costa Freitas, que trabalha no viveiro da MS Florestal e decidiu fazer o curso para se aprofundar no setor de celulose, e Gilmara Prates, que, após saber da oferta do curso, se inscreveu com o objetivo de se especializar e melhorar suas perspectivas profissionais.
O curso, que começou em agosto de 2024, é reconhecido pelo MEC e prepara os alunos para atuar em diversas áreas da Silvicultura, incluindo manejo florestal, preservação e reflorestamento. Além disso, a Suzano, em parceria com o Governo do Estado, oferece outros cursos de qualificação em Ribas do Rio Pardo.
Com informações Agência de Noticias do Governo de Mato Grosso do Sul