28.1 C
Três Lagoas
segunda-feira, 31 de março, 2025

Silvicultura no Bolsão: mulheres impulsionam o desenvolvimento profissional em MS

A região do Bolsão, em Mato Grosso do Sul, está se destacando como um polo de desenvolvimento profissional e pessoal, impulsionado pelo curso de Tecnólogo em Silvicultura da UEMS, em parceria com as prefeituras de Água Clara e Ribas do Rio Pardo, e as empresas MS Florestal e Suzano. O curso, que tem como foco a capacitação prática e de nível superior, é uma raridade no Brasil, com apenas outros três semelhantes no interior de São Paulo e Espírito Santo.

O professor Allan Motta Couto, coordenador do curso, destaca que a maioria dos alunos é composta por mulheres que já trabalham no setor florestal, principalmente em viveiros de mudas. Com duração de dois anos e meio, o curso é oferecido nas cidades de Água Clara e Ribas do Rio Pardo, com infraestrutura moderna e logística eficiente. A parceria entre as empresas e as prefeituras tem sido crucial para viabilizar a formação técnica.

Entre as participantes, estão mulheres como Luzia Costa Freitas, que trabalha no viveiro da MS Florestal e decidiu fazer o curso para se aprofundar no setor de celulose, e Gilmara Prates, que, após saber da oferta do curso, se inscreveu com o objetivo de se especializar e melhorar suas perspectivas profissionais.

O curso, que começou em agosto de 2024, é reconhecido pelo MEC e prepara os alunos para atuar em diversas áreas da Silvicultura, incluindo manejo florestal, preservação e reflorestamento. Além disso, a Suzano, em parceria com o Governo do Estado, oferece outros cursos de qualificação em Ribas do Rio Pardo.

Com informações Agência de Noticias do Governo de Mato Grosso do Sul

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Hospital Regional de Três Lagoas contabiliza mais de 100 cirurgias de catarata no trimestre

Foram 49 cirurgias realizadas em janeiro, 33 em fevereiro e outras 40 agendadas em mutirão que será realizado ainda neste mês de março.

Leis garantem auxílio a vítimas de violência doméstica e para mulheres chefe de família em MS

Elaborado desde o ano passado pela Sead, o programa Recomeços vai atender mulheres vítimas de violência doméstica que estejam em situação de acolhimento na Casa Abrigo para Mulheres e que necessitem de auxílio financeiro.

MS tem produção recorde de etanol e avança na descarbonização do setor bioenergético

A aquisição de equipamentos visa aprimorar a infraestrutura das salas de vacina, garantindo melhor conservação e controle das doses.