A Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação) lançou na semana passada o Estudo Socioeconômico da Agricultura Familiar de Mato Grosso do Sul. O estudo, elaborado pela Seaf (Secretaria-Executiva de Agricultura Familiar) em parceria com a Agraer e Sebrae/MS, foi apresentado durante uma reunião do Conselho Estadual de Desenvolvimento Rural Sustentável de Agricultura Familiar (Cedraf/MS).
O levantamento oferece um panorama detalhado sobre a realidade da agricultura familiar no Estado, que reúne mais de 41 mil propriedades, representando 61% dos estabelecimentos agropecuários, mas ocupando apenas 4% da área produtiva. A pesquisa aborda temas como produção, rentabilidade, infraestrutura e políticas públicas voltadas ao setor, destacando os desafios enfrentados pelos produtores, como a falta de assistência técnica, dificuldades de acesso ao crédito e infraestrutura precária.

O estudo revelou que 85% das propriedades de agricultura familiar têm menos de 50 hectares e se concentram na produção de alimentos como mandioca, milho, banana, leite e ovos. No entanto, a comercialização desses produtos ainda enfrenta dificuldades, com baixa participação nos programas governamentais como o PNAE e o PAA.
Jaime Verruck, titular da Semadesc, destacou a importância do estudo para o desenvolvimento de políticas públicas mais eficazes, como investimentos em infraestrutura rural, apoio ao cooperativismo e ampliação do acesso ao crédito e assistência técnica. O diagnóstico, já disponível no site da Semadesc, servirá como base para direcionar recursos públicos e emendas parlamentares com o objetivo de melhorar a qualidade de vida dos agricultores familiares e aumentar sua competitividade no mercado.
Para acessar o estudo acesse o link https://www.semadesc.ms.gov.br/panorama-da-agricultura-familiar/
Com informações Agência de Noticias do Governo de MS