As escolas de samba da Série Ouro, principal grupo de acesso do carnaval carioca, não serão rebaixadas em 2025. A decisão foi anunciada pelo prefeito Eduardo Paes após um incêndio nesta quarta-feira (12) em uma confecção que produzia fantasias para diversas agremiações. Pelo menos duas escolas tiveram toda a sua produção para o carnaval destruída no incêndio.
Paes, após conversa com o presidente da Liga-RJ, Hugo Junior, publicou nas redes sociais que as escolas não serão rebaixadas, e que as três escolas mais afetadas pelo fogo (Império Serrano, Unidos da Ponte e Unidos de Bangu) serão consideradas hors-concours, caso seja possível desfilar.
Este não é o primeiro caso de cancelamento de rebaixamentos devido a incêndios. Em 2011, a Liesa decidiu não rebaixar Portela, União da Ilha e Acadêmicos do Grande Rio após um incêndio na Cidade do Samba.
Incêndio em Confecção Deixa Vários Feridos
O incêndio ocorreu na manhã desta quarta-feira na Maximus Confecções, em Ramos, zona norte do Rio de Janeiro. Segundo o Corpo de Bombeiros, 21 pessoas foram socorridas, com pelo menos dez em estado grave.