29.3 C
Três Lagoas
quarta-feira, 8 de janeiro, 2025

Seguridade debaterá Contribuição Social sobre Grandes Fortunas

Política – 21/05/2012 – 07:05

A Comissão de Seguridade Social e Família vai realizar audiência pública para debater o Projeto de Lei Complementar (PLP) 48/11, que cria a Contribuição Social sobre Grandes Fortunas (CSGF), e os impactos econômicos diante das medidas de redução de impostos e tributos do governo ao setor produtivo.

A iniciativa do debate, ainda sem data marcada, é do deputado Onofre Santo Agostini (PSD-SC), que é contrário ao tributo. De autoria do Dr. Aluizio (PV-RJ), o projeto regulamenta o imposto sobre grandes fortunas e prevê que a contribuição social será obtida a partir da titularidade de bens e direitos em montante superior a R$ 5,52 milhões sobre pessoas físicas e jurídicas, em 31 de dezembro de cada ano-calendário.

Na opinião de Santo Agostini, um tributo como esse implica evidente perda de capacidade de atração de novos investimentos para o Brasil e de estímulo à produção. “Um dos grandes males de natureza econômica e jurídica desse tributo é o fato de incidir sobre valores que já sofreram tributação direta, como o imposto de renda sobre rendimentos do trabalho e do capital, e dos impostos sobre o patrimônio”, acrescenta Agostini.

Segundo o deputado, o projeto de lei complementar 48/11 contraria as medidas recentemente tomadas pela presidente da República, Dilma Rousseff, as quais vêm desonerando a folha de pagamento das empresas e concedendo incentivos fiscais.

Santo Agostini acrescentou que a arrecadação que se pretende com a nova contribuição não solucionará os problemas da saúde, “assim como não prosperou a CPMF”.

Serão convidados para o debate:

  • a secretária-executiva do Ministério da Saúde, Márcia Amaral;

  • o secretário-executivo do Ministério da Fazenda, Nelson Barbosa Filho;

  • o presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI); Robson Braga de Andrade; e

  • representantes das confederações nacionais da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (CNA); das Instituições Financeiras (CNF); do Comércio (CNC); e da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB).

Fonte: Agência Câmara de Notícias

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Três Lagoas enfrenta clima instável nesta quarta-feira

Umidade do ar pode chegar aos 30%, segundo informações do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET).

Novas regras para divulgação de operações financeiras à Receita Federal

Desde a última quarta-feira (1º), operadoras de cartões de crédito e instituições de pagamento que movimentam recursos financeiros passaram a prestar informações à Receita...

Adolescente Guarani combate invisibilidade e estigmas na sociedade brasileira

Suriyumi, uma jovem de 15 anos do povo Guarani, tem se destacado como uma das vozes jovens indígenas que lutam contra a invisibilidade e...