21.9 C
Três Lagoas
sábado, 19 de outubro, 2024

Secretário cria comissão para ‘remendar’ planta-base para cobrança de IPTU

28/07/2017 14h58

Cassiano Maia diz que cobrança feita atualmente possui distorções pela desatualização de cadastro

Por: Valdecir Cremon

Uma comissão montada há menos de um mês pela Secretaria de Finanças da Prefeitura de Três Lagoas, com membros de outras de áreas do Executivo e participação de corretores de imóveis da cidade, vai “remendar” a Planta Genérica de Valores – instrumento que contém detalhes e metragem de imóveis da cidade – para lançamento dos carnês do IPTU do ano que vem.

De acordo com o secretário municipal de Finanças, Cassiano Maia, há distorções na planta atual, elaborada pela última vez em 2008.

“Vamos fazer apenas um ‘tapa buracos’ na planta atual para lançar o IPTU do ano que vem porque há pouco tempo para isso, até o primeiro trimestre de 2018”, disse o secretário em referência à quantidade de imóveis cadastrados – cerca de 50 mil, segundo levantamento feito há um ano.

Entre as principais alterações em estudo, disse Maia, será a correção do tributo cobrado em loteamentos lançados nos últimos 10 anos. “A planta atual permite, por exemplo, que a alíquota de um imóvel seja uma para o lado direito de uma rua, e outra para o lado esquerdo”, informou.

O secretário acrescentou que a comissão dará “atenção especial” aos loteamentos e que, em 2018, será elaborada uma nova Planta Genérica. Disse, ainda, que a correção do IPTU deve permanecer com a variação do IPCA que, neste ano, deve ficar próximo de 6%.

Em 2017, a prefeitura prevê arrecadar R$ 27 milhões com o recolhimento do tributo.

Cassiano Maia diz que cobrança possui distorções. (Foto: Ana Carolina Kozara/Caçula FM)

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

MS atrai investimentos estrangeiros com foco no agronegócio e indústria química

Estado se destaca no cenário internacional com 94 empresas de Investimentos Estrangeiros Diretos, reforçando sua posição como polo econômico em setores estratégicos.

Comando Militar do Oeste celebra 39 anos de contribuição ao Centro-Oeste e à segurança nacional

Solenidade destaca o papel estratégico do CMO na defesa da fronteira e no combate aos crimes ambientais e transnacionais em Mato Grosso do Sul.

MS promove avanços em tecnologia com encontro de especialistas em Transformação Digital

Reunião dos Diretores Técnicos das Associadas debate inovações tecnológicas e compartilha cases de sucesso para melhorar o atendimento público.