Nesta terça-feira, 23 de abril, às 16h, na Capital sul-matogrossense, a Secretária de Finanças de Três Lagoas, Soyla Garcia, será uma das homenageadas com a Outorga da Medalha Tiradentes. Este reconhecimento é a mais alta honraria concedida pela Polícia Militar de Mato Grosso do Sul (PMMS), destinada a reconhecer o valor pessoal e profissional de civis e militares em prol da segurança pública, quem também estará recebendo a honraria será o treslagoense e estudante de Direito, Júnior Henrique da Silva Villalva.
Sobre a Medalha Tiradentes
A Medalha Tiradentes é uma homenagem ao Joaquim José da Silva Xavier, conhecido como Tiradentes. Ele foi um militar brasileiro e um dos líderes da Inconfidência Mineira, um movimento pela independência do Brasil de Portugal. Mesmo enfrentando grandes desafios, Tiradentes viajou para ganhar apoio para a causa, sendo alferes dos Dragões Reais de Minas.
Sua coragem e determinação o levaram a ser o único a assumir a participação na conspiração e a pagar com a vida por isso. Ele foi executado em 21 de abril de 1792, no Rio de Janeiro. Sua história é lembrada como um exemplo de dignidade, honestidade e luta por igualdade, sendo homenageado com um feriado nacional.
Origem da Medalha
Criada em 1982 em Mato Grosso do Sul, a Medalha Tiradentes é uma reverência ao patrono das polícias militar e civil do Brasil. Assim como Tiradentes, os policiais militares arriscam suas vidas diariamente para proteger os cidadãos, colocando o bem comum acima dos interesses pessoais.
Com informações Sejusp MS