Por: Nayara Cruz
Na manhã desta quarta-feira (3), empresas se reuniram na sede do SEBRAE de Três Lagoas para receberem orientações sobre o projeto PAIS (Produção Agroecológica Integrada e Sustentável).
O encontro teve como foco estimular estas empresas a se tornarem consumidoras ou intensificarem o consumo dos produtos oferecidos por meio do projeto PAIS.
O programa é um projeto de parceria entre a Prefeitura, Sebrae e demais entidades como por exemplo, a Eldorado e é uma idealização principalmente para pequenos agricultores e visa a produção ecológica, sem o uso de agrotóxicos.
Já funciona no cinturão verde e na tarde de hoje mais 25 produtores integrarão o projeto aqui na região.
O projeto conta com 350 unidades em todo o Estado e em Três Lagoas nove no cinturão verde e o número subirá para 34 no município.
Os novos agricultores que passam a fazer parte do projeto, recebem um kit para a inicialização dos plantios, contendo, insumos, caixa d’água, mangueira para irrigação, telas, calcário, etc.
Existe uma equipe que vem até o agropecuário, treina-o, faz o primeiro plantio e viabiliza para que a produção aconteça à curto prazo.
Segundo o Diretor do Departamento de Agronegócio, Ciência e Tecnologia da Prefeitura, Milton Elias Júnior, “existem vantagens para os consumidores, a começar pelo preço e pela questão de se ter um produto mais saudável, Três Lagoas está caminhando e incentivando esse consumo, por esse motivo o nosso encontro nesta manhã”, destacou Júnior.