31 C
Três Lagoas
sábado, 23 de novembro, 2024

Saúde reforça a importância das pessoas se vacinarem com a 2ª dose de Coronavac

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) reforça que as Unidades de Saúde estão vacinando com a 2ª dose de Coronavac todas as pessoas que receberam a 1ª há mais de 15 dias e ressalta a importância das duas doses para que a imunização seja eficiente e evite que pessoas, caso contaminadas, apresentem sinais graves da doença.

Desde o início dessa semana, a SMS anunciou a vacinação com a 2ª dose de Coronavac, porém a baixa adesão fez com que a Coordenação de Imunização emitisse um alerta sobre a importância da 2ª dose para que as pessoas vacinadas tenham garantia de imunidade eficiente contra o Novo Coronavírus.

Qualquer pessoa que recebeu a 1ª dose da Coronavac há mais de 15 dias deve procurar um posto de saúde portando documento oficial com foto, Cartão SUS, CPF, comprovante de endereço atualizado, bem como o Cartão de Vacinação Covid-19 que foi entregue no ato da 1ª dose.

A SMS reforça que, assim como todas as outras marcas de vacina que funcionam perante duas doses, a Coronavac não é diferente, e a imunização só é completa quando a pessoas cumpre a tabela de vacinação. Humberta Azambuja, coordenadora da Central de Imunização alerta sobre os riscos da não vacinação com as duas doses.

“Uma dose oferece algum grau de imunidade, mas somente as duas podem garantir que a pessoa não venha a apresentar agravamento de quadro sintomático caso seja contaminada com o Novo Coronavírus. Além disso, somente com a vacinação que é possível voltarmos ao nosso ritmo de vida normal. Colaborem. Se imunizem”, ressaltou.

CUIDADOS

A pessoa que recebeu a vacina contra a H1N1, por exemplo, deve esperar pelo menos 15 dias (a contar da data de vacinação) para se vacinar com a 2ª dose de Covid-19. Após esse período, o cidadão (ã) pode procurar qualquer unidade de saúde para receber a 2ª dose de Coronavac.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Estudo sobre florestas plantadas em MS contribuem para a meta de carbono neutro

Este resultado gerou um artigo, que projetou o Mato Grosso do Sul em uma das revistas científicas mais importantes da Europa.

Estado registra 16.012 casos confirmados de dengue em novo boletim

Ainda conforme o boletim, 100.999 doses do imunizante já foram aplicadas para idade permitida em bula na população.

Vale da Celulose: Governo e empresários discutem medidas para suprir demandas por moradias

A região conhecida como Vale da Celulose compreende atualmente os municípios de Água Clara, Aparecida do Taboado, Bataguassu, Brasilândia, Inocência, Nova Alvorada do Sul, Paranaíba, Ribas do Rio Pardo, Santa Rita do Pardo, Selvíria e Três Lagoas.