Saúde – 23/03/2012 – 12:03
Se você ou sua família precisarem de uma internação urgente na Santa Casa de Andradina é melhor chamar a Polícia.
As vezes nem isso está garantindo que haverá internação. Foi isso que fez a familia do lavrador Osvaldo Moraes de Souza, 52 anos, vítima de AVC – Acidente Vascular Cerebral, ocorrido na noite de sábado, 17, na fazenda Santo Antônio (Antônio Minholi), localizada na rodovia Euclides Figueiredo (Integração), bairro Pantera.
O médico que o atendeu no pronto socorro recomendou a internação, mas a Santa Casa informou que não há quartos disponíveis.
Esse é o segundo caso em menos de uma semana que um paciente fica três dias sem atendimento especializado.
Conforme informações do boletim de ocorrência da Polícia Civil (536/2012), fornecidas por Jaqueline Franciely Alves de Oliveira e Claudete Alves Moraes, Osvaldo foi levado ao pronto socorro próximo de 18h, com o maxilar enrigecido e expelindo “baba”.
Foi examinado e o médico não soube informar qual era realmente o quadro clínico do paciente, podendo ser AVC, diabetes ou ainda cancer de pele, informando que o PS não tem estrutura, nem recursos técnicos para fazer os exames precisos na vítima.
O investigador da Polícia Civil, Jonas Canatto compareceu ao pronto socorro e conversou com o enfermeiro no local, sendo informado por este que o paciente ingressou na unidade de saúde com hipoglicemia (baixa taxa de açucar no sangue), sendo medicado. Jonas informou ainda que não foi possível saber se Osvaldo corre risco de vida ou não e, pelo menos o “risco de vida não seria iminente”, por isso não teria sido encaminhado à Santa Casa e estava aguardando leito.
Na Santa Casa, em conversa com a enfermeira chefe do dia 18, Sheila Prestes, o investigador foi informado que “estaria” providenciando a vaga para internação, o que não acoteceu até a chamada da reportagem às 10h desta segunda-feira, 19.
Familiares do lavrador também informaram ao repórter que até providenciaram para pagar uma consulta a um neurologista, porém, mesmo assim, não foram atendidos.
Somente um cardiologista estaria disponível, caso a consulta fosse paga, informaram os parentes, indignados.
Nos dois casos, o do lavrador com AVC e a semana passada quando uma mulher com infecção urinária também aguardou três dias para internação, a reportagem esteve em contato com as enfermeiras chefes dos respectivos plantões e foi informada que “infelizmente”, conforme a demanda por internações, está havendo mesmo uma grande demora e que o problema não está no pronto socorro municipal, cuja administração foi “terceirizada” pela Prefeitura de Andradina.
INRERNAÇÃO – Somente na noite desta terça-feira, 20, a reportagem foi informada por familiares do lavrador que foi conseguida uma vaga e ele internado na Santa Casa local.
O que é hipoglicemia?
A hipoglicemia é o nome dado à diminuição do nível de glicose no sangue.
A hipoglicemia, por si só, não é uma doença, mas sim uma alteração secundária a outras doenças ou uso de medicamentos.
A glicemia (nível de glicose no sangue) de jejum normal é de 60 a 99 mg/dl.
Glicemias entre 50 e 60 mg/dl podem ser normais para muitas pessoas.
Admite-se como hipoglicemia quando a glicose plasmática está abaixo de 55 mg/dl para homens e 45mg/dl para mulheres, independente do horário em que foi realizada.
O QUE É AVC?
O AVC – Acidente Vascular Cerebral, resulta da restrição de irrigação sanguínea ao cérebro, causando lesão celular e danos nas funções neurológicas.
As causas mais comuns são os trombos, o embolismo e a hemorragia.
Apresenta-se como a 2ª causa de morte no mundo.
O AVC é a principal causa de incapacidade neurológica dependente de cuidados de reabilitação e a sua incidência está relacionada com a idade.
Fonte: Mil Noticias